Cabo Verde tem um número elevado de doentes oncológicos- ministra da Saúde

23/01/2024 15:20 - Modificado em 23/01/2024 15:20

Cabo Verde regista um número elevado de doentes oncológicos, disse hoje a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, à margem da entrega de medicamentos oncológicos da parte do Reino de Marrocos a Cabo Verde.

Questionada pela Inforpress sobre a situação de doentes oncológicos no País, a ministra que tutela a pasta, Filomena Gonçalves, afirmou que o número de doentes oncológicos em Cabo Verde é “elevado”, sem explicitar o número, explicou que há pacientes em diferentes estágios da doença.

“Infelizmente ainda o número de pacientes cujas as doenças são detectadas num estágio muito elevado é preocupante e isso nos clama a todos para o âmbito de consultarmos, de fazer exames de rotina, isso tem que ver com os cuidados primários”, indicou a ministra.

Assegurou que estão a apostar “fortemente” na sensibilização das pessoas, para a consciencialização da importância de fazer os acompanhamentos, adoptando hábitos saudáveis, segundo esta responsável.

“Sabemos que a doença oncológica está a desafiar o mundo inteiro, é um grande desafio, pelo que estamos a desenvolver capacidades também em termos de estudos científicos para ver a especificidade e a tendência das doenças que incidem em Cabo Verde”.

O que se pretende, de acordo com Filomena Gonçalves, é melhorar as respostas no sector da saúde, pelo que apelou à participação de mais parceiros nacionais e internacionais para responder às necessidades, referiu.

Inforpress/Fim

  1. Atento

    O proprio governo e o ministério da saude são coniventes com o aumento do cancro em Cabo Verde, os produtos que mais a causam são liberados totalmente em Cabo Verde ( regrigerantes, biscoisots recheados, cigarro e alcool.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.