Augusto Neves: a selecção leva de Mindelo uma força enorme para vencer este grande desafio”

4/01/2013 23:27 - Modificado em 4/01/2013 23:28

Augusto Neves, presidente da CMSV afirmou ser uma honra para os são vicentinos receber a selecção de Cabo Verde em São Vicente, para realizar parte da sua preparação para o CAN 2013. O edil congratulou o trabalho dos Tubarões Azuis para dignificar o nome de Cabo Verde e garantiu a construção de um estádio municipal para que no futuro, a ilha de São Vicente possa ser um palco de jogos dos Tubarões Azuis.

 

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a selecção cabo-verdiana de futebol. A cerimónia contou com a presença do ministro da Cultura, Mário Lúcio, vereadores da CMSV, equipa técnica, os jogadores dos Tubarões Azuis e restantes elementos do staff da selecção cabo-verdiana.

 

“De certeza que vão levar desta ilha uma força enorme para poderem vencer este grande desafio que a nossa selecção vai passar pela primeira vez. Estiveram à altura daquilo que era um desígnio nacional, isto é, garantir o acesso à fase final do CAN. Todos os cabo-verdianos estão orgulhosos com o vosso trabalho, pelo que desejamos sucesso porque vão dignificar a bandeira de Cabo Verde que passará a ser mais conhecida no mundo como uma grande nação” declarou Augusto Neves.

 

No seu discurso dirigido à selecção de Cabo Verde, o ministro da Cultura, Mário Lúcio, enalteceu o trabalho do seleccionador Lúcio Antunes e colegas da equipa técnica que permitiu a Cabo Verde chegar pela primeira vez à maior competição do futebol africano e reconheceu o trabalho dos antigos dirigentes que passaram pela equipa técnica dos Tubarões Azuis.

 

O ministro Mário Lúcio apelidou a selecção de Cabo Verde de “Doce Guerra” em alusão à música de Antero Simas e, em sintonia com o técnico Lúcio Antunes, interpretou algumas estrofes dessa canção. O ministro da Cultura defendeu que não existe pressão em termos de resultado porque Cabo Verde já conquistou a sua vitória.

 

“Qualquer resultado que a selecção trouxer para Cabo Verde vai-se chamar bónus, porque partem com uma vitória que vos galvaniza e dá-vos força. A pressão pode estar em cima de qualquer um, mas do nosso lado, está só o orgulho por causa do percurso que fizeram, uma vez que estão a levar Cabo Verde a ser descoberto. Por isso não deve haver pressão sobre vós, a não ser a individual para continuarem a serem artistas, porque o essencial já foi feito, isto é, criar resultados para dignificar o nome do país” assegurou Mário Lúcio.

 

Por seu lado, o seleccionador Lúcio Antunes, em nome da comitiva dos Tubarões Azuis agradeceu o apoio da população de São Vicente prestado à selecção durante a fase de qualificação e no decorrer do estágio de preparação que se realiza na cidade do Mindelo. Lúcio Antunes assegurou que o início da preparação para o CAN na ilha deve-se ao lote de futebolistas que, na sua maioria, é oriunda de São vicente e pelo facto de esta ilha ser uma potência no desporto cabo-verdiano, por isso, os são vicentinos mereceram a oportunidade de verem de perto os trabalhos da selecção.

 

No final da cerimónia, o capitão da selecção de Cabo Verde, Nando que nasceu em Angola, mas viveu em São Vicente desde os cinco anos, entregou uma camisola dos Tubarões Azuis e um cachecol ao presidente da CMSV, Augusto Neves e este, presenteou a selecção com algumas lembranças da ilha e um disco de Cesária Évora para a comitiva ouvir nos momentos de relaxe para retemperar as energias.

 

  1. Julio Goto

    …no passado verao andei por todas as lojas de Mindelo a procura de camisloas ou seja equipamento da Selecao Nacional simplesmente encontrei duas camisolas quando eu precisava de 15.
    O esperto Caboverdeano para mim e um simples PAPAGAIO. Fala de projectos de grande envergadura ,turismo de cruzeiro plataformas de sabedoria e burrice mas infelismente eles nao sabem preparar o caminho para chegar a meta final.
    IMAGINEM SELECAO A PROCURA DE FINANCIAMENTO so aqui na Norwegapoderiam somar 15 x 5000..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.