Destaques 2012: Norte se orgulhou da conquista dos Tubarões Azuis

30/12/2012 23:29 - Modificado em 30/12/2012 23:30
| Comentários fechados em Destaques 2012: Norte se orgulhou da conquista dos Tubarões Azuis

Numa retrospectiva sobre os acontecimentos que marcaram a modalidade de futebol na região Norte, o Notícias do Norte elegeu a forma como as pessoas festejaram um facto inédito: Cabo Verde conseguiu pela primeira vez o acesso a fase final do Campeonato Africano das Nações. Pelo que o Norte do país coloriu-se com as cores da bandeira nacional para festejar a concretização de um desejo há muito aguardado.

 

Os Nortenhos desfrutaram da vitória de Cabo Verde, contra uma selecção que a priori era considerada poderosa, pelo facto de ter conquistado a CAN por duas vezes. Mas a verdade é que os Camarões, conhecidos por “Leões Indomáveis” foram domados pelos Tubarões Azuis, que desde da primeira hora viu o seu povo dar a cara numa luta que era de todos.

E de bandeira hasteada às costas e cachecóis a volta do pescoço, vários cidadãos do Norte festejaram o triunfo de Cabo Verde assegurando que a equipa técnica e os jogadores, das quais alguns nascidos nesta região do país estiveram a altura daquilo que era um desígnio nacional, isto é garantir o acesso a fase final do CAN.

No futebol destaque se ainda o facto do Batuque, de São Vicente que manteve a hegemonia no futebol cabo-verdiano, no escalão sub 17, após conquistar pela terceira vez consecutiva o título nacional. A vítima da edição 2012 foi o EPIF, da ilha de Santiago, porque os axadrezados não estremeceram na lotaria das grandes penalidades vencendo por 7-6.

Em relação ao futebol sénior, em termos de clubes, o Atlético de São Nicolau mereceu nota de destaque. O clube perdeu o Campeonato Nacional para o Sporting da Praia sem perder um jogo. A equipa sensacional da prova viu o adversário erguer o troféu em benefício de um empate a uma bola na ilha de São Nicolau, já que na cidade da Praia, o Sporting segurou um empate a zero para erguer o troféu.

 

Distinção

Gerson Lopes que jogou pelo Atlético de São Nicolau nesta época, distinguido pela Gala do Desporto Cabo-verdiano como atleta do ano, foi considerado o melhor futebolista de 2012. O atleta que agora pertence aos quadros do Mindelense marcou 13 golos no Campeonato Nacional e foi apelidado de “Terror dos guarda-redes no Nacional”.

No feminino, Laís Spencer, do EPIF de São Vicente seguiu as pisadas de Gerson e venceu o prémio de atleta do ano na Gala do Desporto Cabo-verdiano e melhor jogadora do Nacional.

Ainda na Gala do Desporto Cabo-verdiano foram distinguidos algumas personalidades do Norte pela seu trabalho na formação de atletas e relação aos clubes que foram campeões regionais em 2012, dizer que Académica do Porto Novo ganhou em Santo Antão Sul, Paulense, em Santo Antão Norte, Batuque em São Vicente e Atlético em São Nicolau.

Para a convocatória do seleccionador, Lúcio Antunes, o Norte viu os jogadores Vozinha, Fock, Rily, Ryan Mendes, Pek´s, Júlio Tavares, Nivaldo, Josimar Lima, Sténio, estarem perto de fazer a sua primeira parição na maior prova do futebol africano, Campeonato Africano das Nações, que em 2013 vai decorrer na África do Sul.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.