Personalidade de 2012 em São Vicente: Juiz Antero Tavares …o juiz que julga

30/12/2012 23:35 - Modificado em 30/12/2012 23:42

Os jornalistas do Notícias do Norte elegeram o juiz Antero Tavares como a figura do ano de 2012 em São Vicente. Quando a Justiça é um cancro na nossa sociedade, quando os cidadãos optam pela Lei do Talião cansados de esperar por uma justiça que ora morre solteira, ora se perde na famosa morosidade, é com alívio que vemos um juiz, sem medo de trabalho ou de processos cabeludos, meter as mãos à obra e começar a julgar. Afinal é para isso que lhes pagamos. Para nós, Antero Tavares dá um exemplo que devia ser seguido pelos políticos “pior do que andar pelo mau caminho é não andar em caminho nenhum”. E este juiz escolheu o caminho de julgar num sistema judicial que cada vez julga menos deixando os crimes prescreverem, deixando bandidos, em particular de colarinho branco, em liberdade. É um bom exemplo porque ou contrário do que muitos julgam a qualidade de uma democracia é plenamente avaliada numa sala de audiências e não no Parlamento .

Vejamos alguns casos julgados por Antero Tavares em 2012:

 

– O juiz Antero Tavares conduziu o processo que acusava a ex-presidente da CMSV, Isaura Gomes do crime de dano, onde declarou que o Tribunal de São Vicente era competente para julgar o caso, quando parte dos intervenientes pedia a intervenção do Supremo Tribunal de Justiça.

 

– O caso do advogado, Amadeu Oliveira acusado dos crimes de exercício ilegal da advocacia e de violação do Segredo de Justiça;

 

– O ex-director da Cadeia de São Vicente indiciado de um crime de corrupção passiva;

 

– A venda de um terreno da CMSV no Calhau por 34.500 onde condenou os arguidos de corrupção passiva, lavagem de capitais e obrigou-os a devolver o dinheiro da venda do terreno à CMSV;

 

– Nos crimes de sangue teve mão pesada condenando vários arguidos à pena máxima como nos casos da mulher assassinada com 14 facadas pelo companheiro, o assassinato do cidadão francês na Galé;

 

– Não teve pejo em mandar vários “caçobudistas” para a cadeia da Ribeirinha por considerar que “constituíam um perigo para a sociedade”.

 

 

 

Menções honrosas

 

Onésimo Silveira: O “Tribuno de Mindelo” voltou

 

Onésimo Silveira merece duas menções honrosas pela luta a favor da regionalização, pela sua postura em prol da cidadania mindelense. Livre das grilhetas que os partidos políticos lhe colocaram a seu pedido, Silveira assume-se em 2012 como o “Tribuno de Mindelo” e, como escreveu um leitor do Notícias do Norte, “se é para o bem de São Vicente estás perdoado, Onésimo“. O colectivo do NN também repudiou os ataques covardes contra a pessoa e a propriedade de Silveira.

 

 

Procurador Vital Moeda

 

Voltamos a ter esperança …

 

O Ministério Público em São Vicente tem a fama de ser activo apenas em crimes que envolvem “ladrões de galinhas” ou “pés descalços” e também de ler, quase sempre, pela cartilha do Governo, via ministro da justiça, o que levou que no passado os procuradores regionais terem sido chamados de “polícias de toga”. Havia a crítica que o MP não se empenhava em ser o garante da legalidade do sistema e que se penhorava em cumprir esse papel constitucional apenas quando os interesses do Estado ou dos poderosos estavam em causa. Mas, em 2012, através do procurador Vital Moeda assistiu-se a uma mudança com o MP a assumir-se como garante da legalidade doa a quem doer. No caso da venda do terreno da CMSV no Calhau não ficou satisfeito com a pena suspensa atribuída pelo juiz e recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça pedido penas efectivas para os acusados. Noutros casos, o MP retirou a acusação contra os arguidos. Estaremos todos mais seguros e confiantes se o MP mantiver essa postura de garante de legalidade e não pender a balança para o lado dos poderosos.

  1. JPedro

    Modéstia a parte, penso que o NN, na minha opinião, deve ser destacado no ano de 2012, pelo serviço prestado a Região Norte do Pais. Quando se assiste a varias tentativas cada vez crescente de calar as vozes do Norte, quando os Sanvicentinos continuam a ser apodados de barristas e sempre a lamentar, é importante.que a voz da contestação CONTINUA A CRESCER. E este é um papel que nos NORTENHOS, esperamos do NN.

  2. José. Chantre

    Concordo com o José , o NN em 2012 mostrou ser um órgão que cresceu e necessário para os BarlAventista. O novo site , sendo o único. No pais , que permite comentários via redes sociais veio mostrar que estão no bom caminho.E preciso mais, mais diversidade , e a presença de mais ilhas do norte. Tb concordo com a atribuição da personalidade do Ano ao juiz Tavares

  3. Afinal, mas quem é a personalidade do Ano? Destacam isso no vosso Jornal para todos os comentaristas ver, porquem não está totalmente claro.

  4. brincadera

    não. figurado ano, segundo nn, é augusto neves.oh eduino,depois queres ser levado a serio.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.