Presidente da Republica de Cabo Verde pede “confiança e alento” para acreditar num ano de paz em 2024

31/12/2023 12:15 - Modificado em 31/12/2023 12:15

O Presidente da Republica de Cabo Verde, José Maria Neves, pediu hoje aos cabo-verdianos “confiança e alento suficientes” para acreditar que 2024 será um ano de paz, com menos pobreza, desemprego e menos desigualdades sociais.

“Temos de ter confiança e alento suficientes para acreditar que 2024 será um ano de paz, principalmente pela cessação dos conflitos com evidente desprezo pela vida humana”, afirmou José Maria Neves, na tradicional mensagem de novo ano.

O chefe de Estado cabo-verdiano sublinhou os “tempos difíceis” que se vivem a nível mundial, no contexto dos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, assinalando as incertezas do próximo ano.

“É certo que atravessamos uma crise estrutural global, para a qual ainda não se vislumbra nem o fim, nem a duração, e nem o seu desfecho. São tempos difíceis, de crise e de estagnação, e com um retrocesso histórico na democracia. A sensação é a de que a insensatez impera, e que vozes autorizadas, como as do Secretário Geral das Nações Unidas ou do Papa Francisco, têm pregado no deserto”, assinalou.

“Outro desafio para este ano, que é transversal à sociedade, afetando a todos, é a questão da insegurança e da criminalidade”, sublinhou o chefe de Estado que augura sucesso nesta luta, a bem de um clima de maior tranquilidade e harmonia social.

No que tangue a Educação, realçou os “ganhos assinaláveis”, contudo reitera a necessidade de melhorias na sua qualidade, e examinar as questões relacionadas com as reivindicações que têm ocorrido ultimamente, nomeadamente as dos professores.

O mesmo em relação a saúde. Apontou o engajamento dos seus profissionais, e salientou a necessidade de encetar esforços conducentes a uma melhor avaliação da prestação dos serviços disponibilizados aos utentes, com vista à sua melhoria, garantindo maior eficácia e eficiência.

Nos Transportes, marítimos e aéreos, face à regressão que se constata, auguramos que aconteçam melhorias significativas durante este ano.

No geral, desejou que as reivindicações de vários grupos profissionais possam merecer a devida atenção, pois, muitas delas parecem ser justas. “O diálogo deve ser eleito como a melhor forma para encontrar soluções para os diferendos” e defendeu uma revisão da política salarial do Estado, para que haja maior equilíbrio e justiça entre os diferentes grupos profissionais.

“Temos que melhorar a produtividade e a competitividade da economia. Nos próximos anos, devemos dispensar uma atenção especial aos oceanos, sendo fundamental a sua proteção e também potenciar todos os recursos marinhos”.

“Para concluir, renovo os votos de que o Novo Ano traga, para todos, mais paz, mais amizade e mais irmandade. Mais oportunidades e mais prosperidade. Numa altura em que o Presidente da República concedeu alguns indultos, as minhas saudações são também extensivas a todos os que se encontram em Cabo Verde, a trabalho ou de passagem, doentes e acamados, ou ainda, privados de liberdade”, concluiu o PR. 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.