Ex-gestor da Companhia de Tabacos está livre: O crime de abuso confiança prescreveu há dois anos.

14/12/2012 23:13 - Modificado em 14/12/2012 23:28

 

Cardoso Santos, conhecido como “Senhor Cifrão”, não tem nenhum processo pendente na justiça e nem é procurado pelas autoridades policiais, assegurou o NN. Isto, porque o único processo-crime que pendia contra o ex. gestor da companhia de Tabacos dizia respeito a um processo-crime tipificado no código do processo penal com crime de abuso de confiança e apropriação  indevida   entreposto pelos outros accionistas, na altura, devido ao desvio de 274. 151. 983. 00 respeitantes a levantamentos que efectuou. Só que esse processo foi arquivado há dois anos por prescrição. Em relação ao crime fiscal nunca houve nenhum processo-crime para reaver os 126 mil contos de dívidas ao fisco. Isto porque depois da execução do património da CT este foi comprado em hasta pública pela EMPA, empresa pública de abastecimentos, e quando o Estado tomou conta da empresa em 1998 as dividas ao fisco foram saldadas. Com este procedimento não houve lugar a nenhum processo-crime contra o gestor, porque o Estado recebeu os impostos em divida. Assim o único processo-crime resultava da queixa efectuada pela Câmara Municipal de São Vicente, Câmara Municipal do Sal, Câmara Municipal do Porto Novo, e particulares, também, accionistas que  se sentiram lesados com o desvio de cerca de 300 mil contos. Sendo assim há dois anos que o ex-gestor da CT podia regressar ao Pais.

 

Interpol

NN sabe que o regresso de Cardoso Santos estava a ser preparado há muito tempo e que os advogados garantiram que podia voltar pois estava livre. E os advogados ficaram surpresos quando foram informados que o cliente tinha sido barrado , no sábado ,na entrada do Pais, pois o nome surgiu na lista das pessoas  procurados pela INTERPOL. E este dado é confirmado pela PJ que se deslocou a Aeroporto Internacional quando o Serviço de Emigração e Fronteiras informou que o “ computador” deu o alerta quando introduziram os dados do ex-gerente da CT . Os advogados não entendem como o nome do cliente ainda consta dessa lista se não existe nenhum processo crime contra o seu constituinte .

  1. DJONNY

    Isso da justiça é uma palhaçada. E esses Advogados do DIABO deviam ser todos presos. E os Legisladores deviam ser presos por fazerem certas leis.
    Cambada de …
    então agora ele vai viver a grande e a francesa com dinheiro alheio, a vista de todos, por que o CRIME prescreveu. Devia haver uma prescrição para as prescrições. Fico revoltado.
    A título devia Ser “Advogados do DIABO ensinam CRIMINOSO a cometer CRIMES”

  2. Conselho Nacional

    mas se o crime prescreveu querem condenar o homem mais uma vez ? ele já pagou e pronto .Mas os uma pergunta : porque a semana , o liberal , a tcv , o expresso das ilhas não disseram uma palavra sobre este asssunto ? porque ?

  3. Tud t tcheca bzot

    hahahahhaahahahahahahahahahahahahahhaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaahhaahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahaha por favor alguem me ajuda se não vou morrer de tanto rir.hahahahahahahahahahahahahahahahaha

  4. Carlos Reis

    ficou aqui ideias que fortalecem a ma aplicação da justiça em um pais

  5. Abigail

    “SÓ EM CABO VERDE”, parafraseando um amigo nosso cá do FB. Este senhor, de burro, não tem nada. E é certo que os tais ADVOGADOS DO DIABO estarão a “comer” a fatia deles. VAMOS ROUBAR, CAMARADAS!!! O CRIME ATÉ COMPENSA EM CABO VERDE.Ele agora vai afrontar a vizinhança, lá para os lados do Alto Morabeza, asessorado pela mulherzinha dele, que destila veneno. Não são nada bem falados por todos quantos têm convivido com eles de perto.
    E tenho dito!

  6. Cancan Sábe

    Se houve prescrição,já não havia lugar para detenção.As leis são feitas para todos e espirito do legislador está conforme.Esses que culpam legislador,como advogados,não têm noção de como as coisas funcionam.O simples facto do homem ter saído,já de si é um castigo e quem é capaz de fazer ideia de como sua vida correu fora desta terra,onde se não houvesse leis,vivia sim à “francesa”?Segundo espírito do legislador,quem falhou foram operadores da justiça que deixaram tempo passar beneficiando-o.

  7. djinguilane andrade

    Justiça de merda um ladrão a virar-se um bom cidadão os advogados dele também o são.

  8. Andre Ventura

    Eu acho que houve conivencia dos socios…
    Deveriam repetir -reabrir o crime ha 3 ou 4 anos e reprocurar o Homem ate encontra-lo
    A Propria interpol poderia ter prendido o homem .Mas como possuia um documento com outro nome ele nunca foi apanhado.
    Muitos dos nossos ladroes, criminosos e lacaios estao la fora com identidade falsa.

    Andre Ventura

    o alfeu

  9. Rafael Vitoria

    Não podemos ir contra os advogados,porque são pagas para fazer aplicar a lei e não são feitas por eles.
    Lei é lei, se já prescreveu, prescreveu e pronto!

  10. Fernando Fortes

    Deixem de brincadeiras,o homem não caíu nas boas graças do então partido do poder e foram logo para cima dele.Crime fiscal?Devem estar a brincar.Há por aqui diversas empresas e pessoas e fixem,quando aparece um Pedro nas finanças, lá vem a ladainha do costume.
    Quanto as pessoas que querem saber quem são os advogados que se informem.Não são diferentes, nem melhores nem piores,nem mais honrados nem menos,nem mais diligentes, nem menos,nem como mais ou menos ética que os perguntadores.

  11. CidadaoCV

    Mais um casos de entre muitos outros de “Alta política”. De como a justiça funciona nesta terrinha. Porque os “lesados” não reabriram o processo antes da prescrição? Lembro que recentemente, num caso CMSV , o advogado de defesa dos cidadãos lesados conseguiu evitar a prescrição de um processo nas vésperas, reabrindo o processo. Com mais este episódio não me admira nada a posição de Cabo Verde no ranking da corrupção mundial. 60 pontos numa escala de 0 a 100 significa muita corrupção.

  12. Nelson Cardoso

    Tristeza de nos justiça.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.