Governo e oposição firmam acordo para governabilidade em São Vicente

17/04/2023 01:50 - Modificado em 17/04/2023 16:24

 O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou ontem sábado um acordo entre Movimento para a Democracia (MpD), e a oposição, União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID), para viabilizar a governação da Câmara Municipal de São Vicente.

A governabilidade da ilha estava ameaçada desde as eleições autárquicas de outubro de 2020, quando o presidente da câmara foi reeleito sem maioria.

O acordo foi celebrado no último dia antes das eleições internas do MpD, partido liderado por Correia e Silva, e envolve o presidente da câmara, Augusto Neves, e os vereadores da UCID.
A notícia foi divulgada pelo primeiro-ministro em sua conta no Facebook: “Na qualidade de presidente do MpD, empenhei-me em conjunto com o presidente da UCID, João Luís, para tornar realidade um acordo importante para a ilha de São Vicente”, escreveu Correia e Silva.
Augusto Neves, candidato pelo MpD, havia sido reeleito presidente da Câmara Municipal de São Vicente, mas sem maioria, precisando do apoio da UCID e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para governar.

No entanto, as trocas de acusações constantes e o chumbo de várias propostas impediram a governabilidade da ilha desde o início do mandato. Em novembro de 2022, a oposição entrou com um processo pedindo a perda de mandato do presidente da autarquia.

Com o acordo, espera-se a harmonização do ambiente na câmara e o término de projetos importantes para a ilha. À margem das comemorações dos 144 anos da cidade do Mindelo, na última sexta-feira, Augusto Neves, afirmou que “chegamos a um consenso que vai haver diálogo e que concordamos com as propostas dos dois partidos para podermos terminar este mandato”.

O presidente da UCID, João Luís, também celebrou o acordo, afirmando que “a governação deve ser para todos” e que a UCID irá “trabalhar com o MpD em prol da população de São Vicente”.

São Vicente é a segunda mais populosa e importante ilha e município de Cabo Verde, considerada a capital cultural do país.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.