Companhia aérea do Luxemburgo inaugura voos para a capital de Cabo Verde

18/12/2023 18:07 - Modificado em 18/12/2023 18:07

A campanha aérea do Luxemburgo, a Luxair, inaugurou hoje voos para a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, depois das ligações semanais com as ilhas do Sal e da Boavista, informou hoje fonte oficial.

A Cabo Verde Airports, empresa que desde julho gere os sete aeroportos e aeródromos do país, avançou em nota que o voo começou hoje.

A Luxair já conta com ligações semanais com as ilhas do Sal e da Boavista, retomadas depois da suspensão devido à pandemia, e passa agora também a ligar o Luxemburgo à cidade da Praia através de um voo semanal que acontece às segundas-feiras, deu conta a empresa.

A comunidade cabo-verdiana instalada no Luxemburgo conta oficialmente com cerca de 2.500 pessoas, número que não leva em conta os cabo-verdianos também com dupla nacionalidade (luxemburguesa ou de outro Estado-membro da União Europeia).

Desde julho que a concessão do serviço público aeroportuário passou para o grupo Vinci, com o objetivo de “expandir e modernizar” os quatro aeroportos internacionais e três aeródromos do país, com um investimento de 928 milhões de euros, durante 40 anos.

O Estado vai receber o equivalente a 80 milhões de euros e a operadora terá ainda de pagar anualmente uma percentagem das receitas brutas, de 2,5% nos primeiros 20 anos, subindo até 7% nos últimos 10 anos.

A Vinci opera no país através da Cabo Verde Airports, firma que vai ficar isenta de vários impostos no arquipélago durante 15 anos.

A primeira tranche pela concessão, no valor de 35 milhões de euros, já foi paga pela Vinci ao Estado cabo-verdiano e a empresa lançou também a primeira fatia de investimentos.

Lusa

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.