Os deputados são representantes dos partidos

10/12/2012 02:35 - Modificado em 10/12/2012 02:35
| Comentários fechados em Os deputados são representantes dos partidos

Onésimo Silveira durante a cerimónia em que recebeu da Universidade do Mindelo o título de Doutor Honoris Causa falou durante a sua intervenção sobre a história sociopolítica do país e das diferentes fases até chegar os dias de hoje. Durante a sua intervenção mencionou a importância do poder politico e os perigos da democracia representativa como é o caso de Cabo Verde. Referindo aos partidos disse que “são todas pessoas colectivas, do tipo associativo, que lutam pela aquisição manutenção e exercício do poder”.

De forma académica e recorrendo a estudiosos, Onésimo Silveira, diz que os deputados são acusados de “traírem o seu mandato subornarem aos interesses próprios e partidários”. “Dizem representante da nação mas na verdade são representantes do seu partido”, explica Onésimo. E completa recorrendo a estudos realizados de que “todos os membros do parlamento representam a nação soa a falso”.

Referindo ao panorama da política nacional Onésimo afirma que existe uma competição interna que tem dominado o sistema democrático nacional “para reforçar a centralidade do estado em relação a todos os particularismos regionais que dão expressão plural a nação cabo-verdiana”.

Com o ritmo acelerado da globalização que ameaça o estado nação, segundo Onésimo Silveira, compete então reforçar as identidades individuais e colectivas “como meio de perseverar a exigências das instituição” e “salvaguardar a identidade nacional baseada na singularidade e na especificidade, a fim de garantir uma melhor “garantir uma vivência tanto individual como colectiva”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.