Rede social portuguesa em 3D faz sucesso

9/12/2012 20:57 - Modificado em 9/12/2012 20:58
| Comentários fechados em Rede social portuguesa em 3D faz sucesso

A plataforma youbeQ, desenvolvida pela iNovmapping, empresa em incubação no Instituto Pedro Nunes, foi seleccionada pela Google e pela Mozilla Firefox como “aplicação de referência mundial”, anunciou a Universidade de Coimbra.

 

A Google e a Mozilla Firefox “já estabeleceram parcerias” com a iNovmapping, para inserirem a “plataforma nas respectivas lojas de aplicações web”, adianta uma nota da UC, salientando que a empresa (sua ‘startup’) “volta a estar em destaque pela inovação”.

 

As parcerias “coincidem com os lançamentos da nova versão e da versão mobile para Android” da youbeQ, disse, à agência Lusa, Rogério Coelho, sócio-gerente e um dos fundadores, em 2009, da iNovmapping.

 

Aquelas versões permitem obter uma realidade híbrida, ou seja, “aliar o mundo real ao mundo virtual”, afirmou aquele responsável, sublinhando que “isso não é conseguido por nenhuma outra rede social”.

 

Uma das “maiores inovações destas novas versões” reside na “georreferenciação de tudo o que se faz no youbeQ”, o que permite obter “um precioso conjunto de informações”, salientou Rogério Coelho, referindo que, para validar essa informação, a sua empresa desenvolveu “um algoritmo que estabelece um ranking da qualidade da informação georreferenciada”.

 

Outra das potencialidades da youbeQ permite ao utilizador ‘teleportar-se’ para qualquer ponto do planeta ou convidar um amigo, em qualquer parte do mundo, “a ‘teleportarem-se’ para uma determinada cidade e efectuarem uma visita em conjunto, trocando impressões sobre os locais visitados.

 

Concebida há um ano, “a youbeQ é a primeira rede social a três dimensões, a ‘correr’ em Google Earth” e representa a realidade como nenhuma outra plataforma: “os utilizadores são representados por avatares e a abordagem é feita de forma inovadora e intuitiva, estabelecendo uma relação das pessoas com os locais e permitindo conhecer o mundo através de viagens virtuais”.

 

Desenvolvida de raiz pela iNovmapping, a plataforma youbeQ (www.youbeq.com) tem um ano de existência, 70 mil utilizadores registados e mais de um milhão de visitantes.

 

 

 

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.