Onésimo Silveira: escritor, poeta, politico…e agora Doutor Honoris Causa

8/12/2012 23:53 - Modificado em 9/12/2012 10:29
| Comentários fechados em Onésimo Silveira: escritor, poeta, politico…e agora Doutor Honoris Causa

A Universidade do Mindelo enquadrada nas comemorações do seu 10º aniversário realizou em Mindelo a cerimónia solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Onésimo Silveira. Este é o segundo título concedido pela universidade depois de no ano passado ter distinguido o Doutor Adriano Moreira .

 

O Reitor da Uni-Mindelo, Albertino Graça, sustenta a escolha do agora honoris causa pelo seu “indiscutível mérito e prestígio que goza em Cabo Verde e no estrangeiro”, além da relação de amizade que existe entre o laureado e a universidade. Para Albertino Graça a vida e obra de Onésimo Silveira é o “símbolo maior expressão que pode-se considerar da cabo-verdianidade. Onésimo Silveira mostrou-se honrado com o título que lhe foi outorgado elogiando o percurso da Uni-Mindelo até esse momento.

A cerimónia contou com a presença de várias individualidades do meio académico, da política nacional e regional, e também figuras da sociedade civil, de entre as quais o Primeiro-Ministros José Maria Neves, que marcou presença para participar neste tributo a Onésimo Silveira. Neves valorizou as diversas vertentes que terão sido levadas em conta para justificar o título, entre elas, a de escritor, político, pensador, activista, combatente da liberdade da pátria, da democracia, e diplomata. E acredita que este título é “muito sentido” e considera Onésimo Silveira como “uma das grandes personalidades deste país”.

Para a classe estudantil representada pelo Presidente da Associação dos Estudantes da uni-Mindelo este acto não significa “mais do que um justo reconhecimento pelo percurso notável”. E elege Onésimo Silveira como exemplo que qualquer jovem deveria seguir.

Na oração de sapiência foi demostrado através de Adelino Torres a universalidade do pensamento de Onésimo Silveira, através da sua bibliografia. “Distinto homem de letras, poeta, escritor e ensaísta características que fazem dele um dos grandes intelectuais contemporâneos não só de Cabo Verde mas da língua portuguesa”, afirmou o orador de sapiência.

Onésimo Silveira mostrou-se honrado com o título que lhe foi outorgado elogiando o percurso da Uni-Mindelo até esse momento. Mas na sua intervenção falou do percurso politico do país.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.