Governo assegura transparência em encontro entre o PM e o presidente da Ucrânia, contrariando manifestação de “estranheza” do Presidente da República

12/12/2023 15:37 - Modificado em 12/12/2023 15:37

O governo respondeu, através de uma nota à imprensa, à declaração de “estranheza” emitida pelo Presidente da República em relação ao encontro entre o Primeiro-Ministro e o presidente da Ucrânia, garantindo que todas as informações pertinentes foram devidamente comunicadas ao chefe de Estado.

O Governo garante que informou o presidente da República sobre o encontro do Primeiro-Ministro com o presidente da Ucrânia e declara que não houve “falta de articulação e nem de lealdade institucional” no processo.

O Presidente da República expressou sua surpresa pela visita do Primeiro-Ministro à ilha do Sal para receber o presidente da Ucrânia durante sua escala técnica no último sábado. O Chefe de Estado, José Maria Neves, afirmou que a situação demanda atenção e prometeu tomar medidas, sem, no entanto, esclarecer se estava ciente do encontro.

“Efetivamente, há uma profunda estranheza da minha parte relativamente a esse encontro e em espaço próprio chamarei a atenção para essa questão e tomarei as medidas que se mostrarem pertinentes”, afirmou o presidente Neves, destacando a necessidade de coordenação entre os órgãos de soberania em casos dessa natureza.

Hoje em comunicado de esclarecimento, o governo disse que “os fatos não retratam falta de articulação ou falta de lealdade institucional”.

Segundo explica o executivo, o presidente da República da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou através dos canais diplomáticos no dia 7 de dezembro de forma expressa um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde para o dia 9. Encontro que deveria acontecer durante a escala no Aeroporto do Sal em viagem para a Argentina no dia 8. 

“O Primeiro-Ministro informou o Presidente da República que o Presidente da Ucrânia lhe solicitou um encontro e que iria deslocar-se ao Sal no dia seguinte para o efeito”, conclui o governo que disse que estes são os fatos e que não retratam falta de articulação ou falta de lealdade institucional.

Importa referir que o Presidente da República falava ontem na sequência de uma audiência ao antigo primeiro-ministro e antigo candidato a presidente da República, ex-presidente e um dos fundadores do MpD, Carlos Veiga para auscultá-lo sobre o país.  

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.