Operadores económicos da Boa Vista dizem que as medidas do OGE vão estrangular a economia da ilha

29/11/2012 02:41 - Modificado em 29/11/2012 02:41
| Comentários fechados em Operadores económicos da Boa Vista dizem que as medidas do OGE vão estrangular a economia da ilha

A polémica em torno do Orçamento de Estado para 2013 causa reacções económicas e turísticas. Os operadores turísticos e económicos da ilha das Dunas reuniram-se com a Câmara de Comércio do Barlavento/Associação Empresarial para concertarem sobre o impacto que o OE 2013 provocará na ilha da Boa Vista. A conclusão dos operadores remete para o estrangulamento económico da ilha.

 

Paulo Santos adianta à RCV que “o aumento do IVA não é só uma questão de Orçamento de Estado, mas uma questão de conjuntura a nível económico da ilha da Boa Vista.” De acordo com a RCV, os operadores da ilha também não entendem porque é que a Ministra das Finanças não socializou o Orçamento para 2013 com os empresários e investidores da ilha da Boavista, uma das que mais contribui para o PIB Nacional, com a sua pujança económica.

 

Os operadores consideram que na ilha da Boa Vista, onde o turismo é o pilar do desenvolvimento económico, esse sector está a ser estrangulado pelo Governo com a aprovação do OE 2013.

 

Severo Estrela garante que não são só os operadores turísticos que serão prejudicados como também os consumidores. Afirma que “Sobretudo as pessoas que operam na área da restauração e alojamento terão que fechar as portas com o aumento do IVA para 15 %”.

 

A Câmara de Comércio, convidada de charme, foi convocada apenas para opinar sobre um facto já consumado. Adriano Cruz, secretário-geral da Câmara de Comércio do Barlavento, adianta que “um orçamento que consubstancia todas as políticas deverá eventualmente merecer a apreciação de todos os actores do desenvolvimento económico do país e da ilha da Boa Vista que é uma das principais em termos de contribuição do país. Encontra-se numa posição peculiar e o Orçamento provocará um impacto dramático.”

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.