Romeu Modesto: “ na administração pública existem práticas de amiguismo, facilitismo e compadrio”

26/11/2012 01:03 - Modificado em 26/11/2012 15:24

Durante a inauguração da nova instalação de Unidade de Previdência Social em São Vicente, o Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, admitiu a existência de corrupção na administração pública.

 

Depois de concordar com a PCA do INPS, Leonesa Fortes, de que há pessoas que emprestam o cartão de segurado para que outros possam comprar remédios mais baratos, o Secretário de Estado disse que “existem outras práticas na administrações pública que têm a ver com o facilitismo, com o amiguismo e com o compadrio”.

Romeu Modesto classifica estas práticas de maléficas e marginais e admite que elas “criam tensão e geram stress” na relação entre a administração pública, os cidadãos e as empresas.

Adianta que a administração pública tem desenvolvido instrumentos para pôr cobro a estas práticas e “tornar transparente a gestão na administração para que as coisas possam funcionar bem”. Esse funcionar bem, segundo Modesto, passa por acabar com os índices de corrupção na administração pública. E também, adianta o Secretário de Estado, têm de ser criadas condições recorrendo à informatização e a “mecanismos legais” para que “todos tenham acesso facilitado e de forma igual às oportunidades e aos bens” que a administração pública disponibiliza tanto aos cidadãos quanto às empresas.

  1. João

    Se vem acontecendo de quem é a culpa?
    Do publico ou dos gestores da administração publica?

  2. Euclides

    Nada de novo , todo o sistema de governo centralizado e concentrado facilita o amiguismo
    clientelismo e o nepotismo . O monopólio do poder é e será sempre mau . É preciso mudar o sistema de governo em cabo verde.- Será que os partidos políticos estão dispostos a mudar isso .? O doutor JMNeves disso que o seu governo estaria na disposição de lançar um debate sobre a Regionalização , mas esse homem não tem sido para com os caboverdianos diz e depois desdiz .

  3. Criolo

    Este governante faz esta afirmação como se estivesse na oposição. O que é qwue este Governo tem feito para combater a corrupção ? a esta pergunta ele responde PASSO. A corrupção existe e denúncias não faltam. A ADECO denunciou a caso da CABOEÓLICA, TERRA NOVA denunciou o Primeiro Ministro e muitas e muitas mais denúncias. E o caso da Cabo Verde Investimentos ? Qual a fortuna actual de Victor Fidalgo ? Perante isso, o Governo desconhece e PGR ignora.

  4. santos santos

    gente nostera nunca mais ta ba caminho ,cada vez mas corrupçom é um doença contagiosa que exist na nosso país ,jamas ta toma geito nhos ca odja ma quem ta paga despesa mensais em quem ta ganha poco? quem ta ganha de 150 000 pariba tem casa de graça luz telefone carro tdo cu compustivel pa faze quel el cre mas iva tabe é pa quenha qui ta ganha poco assim ta morrido mas faxe ta resta pa es . Es devia corta despesas publicas , porquemi ta atxa ma quem ta ganha, tem qui custia se cabeça.

  5. vulgo

    é caso para pergutar? porquê que aqueles que ganham mais dos que ganham menos, tem direito a casa pago,telefone, carro , combustivel e mais tudo pago por estado, porque que nesse momento de crise não os cortam tudo , mais tudo, não falo mais nada

  6. Mendo Santiago

    Mas que lata! Essa é que é a “novidade”? Vinda de um membro do governo? Ora, “seu” Secretário, com todo o respeito, o que me apetece mesmo é mandar-lhe… lamber sabão!!!

  7. Tud t tcheca bzot

    Este esse assunto é como dizer bom dia as pessoas que nos cumprimenta todos os dias. Existem muito falta de respeito perante muita gente. Trabalhadores andam a fazer muito o que lhes dá nas suas cabeças seus amigos. vizinhos. cumpadrinhos.filhos dos amigos.amigos dos amigos,amantes ,filhos dos amantes em fim é uma cagada.uma coisa é certa se os funcionários da put…ma…não quiserem respeitar os utentes mas pelo menos deveriam respeitar o dinheiro que eles andam a receber.

  8. "Beneficiário" desco

    Isso de emprestar cartão de segurado pode ser controlado de forma muito simples. Para haver desconto nas farmácias, é preciso receita e a receita vem com o nome do paciente/beneficiário, depois é só verificar se o nome da receita coincide com o do cartão. Mais, os medicamentos caros não têm desconto, só os baratinhos, assim a corrupção que possa existir não é tanto por essa via. As maiores corrupções existem sim entre os mais favorecidos e ligados ao sistema. O INPS deixa muuuito a desejar!

  9. Até agora nada de novo. Aceitar compadrios, ainda vá lá quando a pessoa apadrinhada tem capacidade para desempenhar tais funções.

    O bizarro é quando os apadrinhados são pessoas incompetentes, sem nenhum preparo para assumir tal tarefa.

    Infelizmente em Santo Antão, a maior parte das pessoas que desempenham as funções apelidadas de “Cargos de confiança politica” são incapazes para desempenhar estas funções.

    Se querem confirmar, falem com eles somente dois minutos e ….

  10. Pero Rosa

    O homem nao e gago no assunto mas creio esta ele atrazado no que toca a corrupcao na AP, ou estara ele tentar sair em frente e fugir do pelotao do governo a que pertence?

  11. Pedro Rosa

    favor corrigir o nome de Pero para Pedro

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.