São Vicente: Polícia Nacional dá exemplo e doa sangue para manter estoque do Hospital Baptista de Sousa

26/11/2023 18:06 - Modificado em 26/11/2023 18:06

Elementos da Polícia Nacional (PN) em São Vicente decidiram hoje doar sangue no Banco Sangue do Hospital Baptista de Sousa, como forma de “dar exemplo e contribuir” com o gesto para a segurança dos cidadãos.

Conforme explicou à imprensa o chefe de Esquadra Odair Évora, a doacção está enquadrada no programa de comemorações dos 153 anos de criação da corporação e agora, de forma faseada, 35 elementos devem fazer hoje e nos próximos dias o gesto de solidariedade.

“É uma forma de darmos um contributo para esta causa nobre. A mensagem é clara porque ao virmos aqui estamos a fazer a nossa parte para garantir a segurança das pessoas, porque esta é uma forma de segurança”, sublinhou o policial.

Entretanto, segundo a mesma fonte, há elementos da PN que são doadores activos e a própria corporação sempre realiza essas campanhas, por exemplo, por altura do seu aniversário e também para assinalar o Dia Internacional de Doação de Sangue.

Uma parceria confirmada pela directora do Banco de Sangue do Hospital Baptista de Sousa, Conceição Pinto, que admitiu ser sempre bem-vindo cada doador conseguido, e é ainda “mais satisfatório” quando se trata de um grupo como a PN, que permite resolver o problema de várias pessoas.

Também, sustentou, são com essas acções que é possível manter o stock estável, neste momento em que cada vez mais pessoas no país precisam de sangue, e, consequentemente, mostra-se necessário cada vez mais doadores.

“A reserva tentamos mantê-la sempre razoável, tendo em conta que este banco de sangue é responsável, não só por São Vicente, mas, também pelas ilhas de São Nicolau e Santo Antão e outras ilhas do Sotavento, que, às vezes, temos de apoiar”, assegurou Conceição Pinto.

A responsável destacou o facto de a população sanvicentina já estar “muito sensibilidade” para a questão de doacção de sangue e permitir manter a reserva, que oscila dependendo do consumo diário.

A Polícia Nacional tem celebrado o 153º aniversário da sua criação, assinalado a 15 de Novembro, com diversas actividades oficiais, culturais, recreativas, desportivas e ainda terão continuidade até final do mês com feira dos direitos humanos, feira de saúde, palestras.

Também, conforme o chefe de Esquadra Odair Évora, durante os eventos foram adquirindo alguns alimentos não perecíveis que agora devem ser doados à uma comunidade de São Vicente, que ainda não foi escolhida.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.