“Governo gordo e sem resultados”: Deputado do PAICV critica falta de investimento no desporto cabo-verdiano

13/04/2023 09:56 - Modificado em 13/04/2023 09:56


O deputado do PAICV, Manuel Brito, criticou, no parlamento, o governo liderado por Ulisses Correia e Silva, acusando-o de ser “gordo e sem resultados” na área do desporto em Cabo Verde. Brito denunciou que o governo não cumpriu as promessas de construção de pavilhões desportivos e campos relvados em cada município do país e que tem mantido as federações e associações desportivas à margem das decisões importantes para o setor.
Além disso, o parlamentar apontou a falta de financiamento estatal, que tem obrigado a que as atividades desportivas sejam realizadas graças à “boa vontade” de pessoas individuais e coletivas
“Ora bem, face estes entraves verificados e que estão a afetar a maioria dos jovens cabo-verdianos o primeiro-ministro apresentou e presenteou aos jovens cabo-verdianos o governo mais gordo da história do país, um governo sem resultados, gastador do dinheiro de todos os cabo-verdianos”, afirmou o deputado do PAICV, Manuel Brito, no seu discurso no parlamento.
O parlamentar apresentou duras críticas ao governo de Cabo Verde na área do desporto. Durante o discurso no parlamento, Brito denunciou que o governo não cumpriu as promessas de construção de pavilhões desportivos e campos relvados em cada município do país, algo que foi prometido no programa de governação 2016-2021, liderado pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
“Hoje, volvidos sete anos, o governo não cumpriu essas promessas para com os jovens, desportistas e atletas cabo-verdianos”, afirmou Brito.
O parlamentar ainda criticou a falta de diálogo do governo com as federações e associações desportivas, afirmando que esses intervenientes têm sido mantidos à margem das decisões importantes para o setor.
“A Federação cabo-verdiana de Futebol, o Comité Paraolímpico e outras associações e federações desportivas têm queixado de um governo pouco dialogante”, disse este deputado.
Destacou ainda a falta de financiamento estatal para o setor e que a realização das atividades desportivas tem sido possível graças à boa vontade de pessoas individuais e coletivas.
O deputado Manuel Brito expressou sua preocupação com a falta de atenção que o governo tem dado ao setor esportivo e aos atletas, especialmente em relação às promessas não cumpridas de construção de pavilhões e campos relvados em cada município do país.
“É triste ver que, sete anos depois das promessas, ainda não temos os pavilhões e campos relvados prometidos em cada município”, disse o deputado.
O parlamentar também valorizou os esforços dos atletas e dirigentes cabo-verdianos e criticou o governo por não apoiar devidamente esses atletas.
“Muitos atletas, principalmente os paraolímpicos, manifestaram falta de competição, falta de apoios e interesse pelo trabalho que têm vindo a desenvolver em nome de Cabo Verde”, afirmou Brito.
Por fim, o deputado acusou o governo de Ulisses Correia e Silva de não cumprir o compromisso firmado com os primeiros jogadores que representaram a seleção nacional de Cabo Verde, ao não atribuir a pensão aos heróis de 70, apesar da aprovação e publicação do decreto-lei nº 115/IX/2021 de 02 de Fevereiro, sufragado por unanimidade no Parlamento.
“Depois de sete anos de governação a juventude cabo-verdiana, os atletas e os agentes desportivos, ainda aguardam a efetivação dos compromissos assumidos desde 2016”, concluiu Brito.
AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.