José Gonçalves  anuncia a criação  Fundo Autónomo de Segurança Marítima

2/08/2018 06:59 - Modificado em 2/08/2018 06:59
| Comentários fechados em José Gonçalves  anuncia a criação  Fundo Autónomo de Segurança Marítima

Durante a cerimónia de empossamento do novo corpo directivo do Instituto Marítimo Portuário, o Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, anunciou um novo instituto público para “complementar a segurança e a investigação no sector marítimo e aeronáutico”, o Fundo Autónomo de Segurança Marítima. O fundo vai ser sediado em São Vicente e vai ser dotado de recursos financeiros para sustentar o sector marítimo, segundo o Ministro.  

“O sector precisa de maior rigor e os danos estão à vista na bela Baía do Mindelo. (…) A segurança será ainda mais reforçada com a coordenação que se pretende entre todas as estruturas marítimas e militares, cujo efeito entrará em vigo em finais de Setembro”. Ainda na mesma senda de anúncio, avança que pretende a segurança de todo o tráfego aéreo e marítimo, com participação do sistema de busca e salvamento e outras medidas de fundo que “trarão as condições necessárias para um sector marítimo moderno, seguro, eficaz e eficiente”. Estratégia, segundo José Gonçalves, plasmada no programa do Governo.

O Ministro explica a aposta no sector marítimo tendo São Vicente como base da estratégia. “São Vicente tem o maior investimento, a zona especial marítima com forte empenho do Governo de Cabo Verde e da China. Pretendemos que a zona atraia grandes investidores para alimentar o sonho de desenvolver em São Vicente um verdadeiro hub do mar”.

As estruturas estão a ser criadas e há que aproveitar as que já existem na ilha. Como, por exemplo, o Ministério da Economia Marítima, os maiores operadores, as empresas, as associações e os exportadores. Aliada a estas estruturas, o Governo anunciou recentemente a transformação da Escola de Ciências do Mar no Campus do Mar. Uma transformação, segundo o Ministro, para reforçar a educação e a formação marítima bem com a investigação haliêutica e oceanográfica em todas as suas vertentes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.