Marte tem depósito de água em estado líquido

26/07/2018 07:40 - Modificado em 26/07/2018 07:40
| Comentários fechados em Marte tem depósito de água em estado líquido

Grupo de investigadores italianos a trabalhar com a Agência Espacial Europeia detetou um lado por baixo da superfície junto ao polo sul de Marte.

Um grupo de investigadores italianos a trabalhar em conjunto com a Agência Espacial Europeia anunciou a descoberta de água em estado líquido em Marte através de um estudo publicado na revista Science, confirmando assim as esperanças de múltiplos especialistas ao longo dos últimos anos.

lago em questão foi detetado a uma profundidade de 1.5 quilómetros abaixo da superfície de Marte, junto ao polo sul do planeta.

Como nota o MIT Technology Review, os investigadores que estudavam o ‘Planeta Vermelho’ já haviam conseguido encontrar pequenas quantidades de gelo na atmosfera. Faltava, porém, a confirmação que se podia encontrar água no planeta propriamente dito.

A descoberta foi feita graças ao instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding (MARSIS) a bordo da aeronave Mars Express, a qual tem enviado ondas de rádio na esperança que o respetivo reflexo confirme a existência de água. O estudo em questão captou sinais semelhantes aos verificados em lagos subterrâneos na Antártida e Gronelândia.

Mesmo que tenha sido encontrada água em estado líquido isto não significa que os futuros colonos da Terra consigam aproveitá-la para beber. O motivo por que esta água não se encontra congelada é explicado com a alta dose de sal das pedras marcianas, pelo que seria necessário muito equipamento pesado para a tornar potável.

A descoberta abre possibilidade para a existência de água em estado líquido em outras regiões do planeta.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.