Liziane “Lizica” Cruz, a jovem promessa do andebol Cabo-verdiano, rumo a Portugal

19/11/2023 17:54 - Modificado em 19/11/2023 18:05

Liziane “Lizica” Sousa Pinheiro da Cruz, de 27 anos, teve seu primeiro contato com o andebol durante o ensino secundário, no Liceu José Augusto Pinto, em São Vicente. Hoje, após uma trajetória marcada por títulos regionais e nacionais, a jovem atleta cabo-verdiana se prepara para dar um salto internacional ao integrar a equipa portuguesa Escola de Andebol à Beira Douro, na cidade do Porto, Portugal.

Formada em Educação Física e Desporto, viu sua paixão pela modalidade crescer ao longo dos anos, especialmente ao ser transformada em pivô “contra” sua vontade pelo antigo treinador Adelino “Didi” Duarte, conforme revelou ao Notícias do Norte.

“Foi nesta posição que a paixão pelo andebol se intensificou ao longo dos anos”, afirmou “Lizica”, destacando também a influência positiva do atual treinador do Atlético do Mindelo, Aquilino Fortes no seu percurso com atleta.

Nos quatro anos no escalão, Liziane Sousa conquistou três títulos de campeã regional e duas vezes vice-campeã nacional com a equipa de “Pintim”. No escalão sénior, a atleta defendeu as cores do Atlético de Mindelo, conquistando quatro títulos de campeã regional e duas vezes campeã nacional. “Quando se ganha algo em andebol, se ganha mais amor por esta modalidade”, enfatizou a atleta.

A sua participação no Campeonato Africano das Nações (CAN), sublinhou, foi crucial para ser convidada a integrar a Escola de Andebol à Beira Douro, em Portugal. A jovem parte para a cidade do Porto no próximo dia 24 para um estágio de três meses, seguindo o plano estabelecido.

“Lizica” expressa seu sonho de integrar uma equipe estrangeira, destacando a importância dessa experiência para o desenvolvimento profissional e representação do seu país em competições internacionais.

“Jogar lá fora é encontrar outro nível, se aprende mais, se evolui mais e se está mais preparado para integrar a seleção de Cabo Verde em competições internacionais”, ressaltou a atleta.

A jovem cabo-verdiana espera corresponder às expectativas do treinador português e contribuir para o crescimento da equipa, reafirmando o seu compromisso com a paixão que o andebol se tornou em sua vida.

“Quero orgulhar as equipas pelas quais eu pertenci, neste caso a equipa do “Pintim” e o Atlético”, concluiu Liziane Cruz, ansiosa para iniciar essa nova fase da sua carreira desportiva em terras portuguesas.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.