Cabo Verde recebe a XII cimeira da CPLP

16/07/2018 01:24 - Modificado em 16/07/2018 01:24
| Comentários fechados em Cabo Verde recebe a XII cimeira da CPLP

Cabo Verde recebe nesta semana a XII cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no sal nos dias 17 e 18 de Julho. Encontro onde o país vai assumir a liderança da CPLP. E como tem sido assumido pelo governo, Cabo Verde quer avanços, durante a sua presidência, na questão da livre circulação de pessoas e bens dentro da comunidade, proposta que vem sendo discutido junto com Portugal. E o encontro vai servir para que os países membros possam definir e orientar a política geral e as estratégias, adoptar instrumentos jurídicos necessários para a implementação dos presentes Estatutos, isto também, quando pode criar instituições para o bom funcionamento da comunidade.
E o presidente da Republica sobre a presidência de Cabo Verde na CPLP já tinha afirmando que “que tudo se deve fazer para que no período (2018-2020) haja um reforço institucional e da credibilidade da organização, transformando-a progressiva e decisivamente numa comunidade de povos, num ampla casa da cidadania de língua portuguesa.
Esta XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, acontece sobre o lema “Cultura, Pessoas e Oceanos”. Sendo que alem das reuniões do do Comité de Concertação Permanente e da reunião dos Pontos Focais de Cooperação. Acontece a margem da cimeira reuniões paralelas no âmbito do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional da CPLP, e a sua reunião plenária. Assim eventos sobre os sistemas importantes do patrimonial agrícola mundial. E ainda a reunião do grupo do Grupo de Trabalho sobre Agricultura Familiar e Reunião do Grupo de Trabalho sobre Nutrição e Sistemas Alimentares; e para finalizar o fórum de Soberania Alimentar das Organizações da Sociedade Civil.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.