Avaliadores externos satisfeitos  com esforços do Estado em privatizar a  TACV

11/07/2018 02:08 - Modificado em 11/07/2018 02:08

O Grupo de Apoio Orçamental – GAO a Cabo Verde, no ato da leitura do relatório da missão que decorreu de 2 a 6 de julho, parabenizou as autoridades Cabo-verdianas pelo esforço empreendido na priorização e acompanhamento do programa de reforma das empresas públicas, com destaque para os Transportes Aéreos de Cabo Verde -TACV.

Os parceiros de Cabo Verde sublinharam a importância de se concluir rapidamente as negociações em curso, com especial enfoque para a TACV, realçando, entretanto, a necessidade de se prosseguir com a reforma das demais empresas e programas que representam uma pressão financeira imediata no Orçamento de Estado Cabo-verdiano.

Durante a leitura do comunicado de imprensa, no final da missão, que esteve a cargo do economista do Banco Africano de Desenvolvimento – BAD, para Cabo Verde, Yannis Arvanitis, ficou igualmente a chamada de atenção para a importância de se mostrar resultados que garantam o financiamento do orçamento. Isto, sem deixar de sublinhar o encorajamento das autoridades a garantirem que as transações individuais cumpram os princípios de competitividade, abertura e boa relação custo-benefício.

 No que toca à competitividade, os avaliadores externos de Cabo Verde enfatizaram a necessidade de reforçar a coordenação da reforma, melhorar a eficácia do setor público, bem como acelerar as mudanças relacionadas com o clima de investimento. Isto, enaltecendo que, quanto ao clima de investimentos, será necessário abordar os vários entraves estruturais da economia de Cabo Verde, incluindo o acesso ao financiamento, a melhoria do transporte inter-ilhas e o custo e disponibilidade de energia. Ainda, o incremento da utilização da tecnologia, por meio de formação e educação, também foi apontado como crucial para o aumento da produtividade total dos fatores.

 Esta missão do GAO esteve focada nos critérios gerais de elegibilidade para o apoio orçamental (incluindo a estabilidade macroeconómica e o contínuo progresso na Gestão das Finanças Públicas (GFP)), a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e a implementação de reformas em vários sectores (transporte, segurança, emprego e empregabilidade, água e saneamento e energia).

 

Governo.cv

  1. Henriqueta

    I have no words to describe my comments towards TACV.
    I will just say that its very sad to see “this company” put Cabo Verde in a very ugly position.
    Cabo Verde is a beautiful country to visit; we just need PEOPLE THAT KNOWS WHAT THEY ARE DOING.

  2. Henriqueta

    I have no words to describe my comments towards TACV.
    I will just say that its very sad to see “this company” put Cabo Verde in a very ugly position.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.