Santiago Norte: Governo anuncia investimentos que rondam os 607 mil contos para Santa Catarina

10/07/2018 01:37 - Modificado em 10/07/2018 01:37
| Comentários fechados em Santiago Norte: Governo anuncia investimentos que rondam os 607 mil contos para Santa Catarina

O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire anunciou hoje que o Governo, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, vai investir nos próximos dois anos o montante de 607 mil contos nesse município do interior da ilha de Santiago.

O governante fez este anúncio no âmbito da uma visita que realizou hoje a esse concelho para se inteirar da situação no que respeita ao cumprimento das obrigações e competências transferidas para o poder local em matéria de acordos e programas celebrados entre o Governo e as câmaras municipais.

Conforme explicou, esses investimentos a serem realizados no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) vão abranger obras no mercado de Assomada (175 mil contos), requalificação urbana (120 mil contos), acessibilidades, desencravamento dos bairros (151 mil contos), reabilitação de patrimónios culturais, históricos e religiosos (35 mil contos), e 114 mil contos em reabilitação de casas degradadas.

“Todos esses investimentos vão permitir que Santa Catarina torne-se efectivamente num pólo atractivo, para atrair empresas, investimentos e para que tenha mais desenvolvimento”, disse o minuistro, sustentando que este concelho é um “exemplo claro” de que “valeu a pena” este “novo impulso” que o Governo tem dado na descentralização, com “mais recursos, mais parcerias e mais competências para câmara municipais”.

Fernando Elísio Freire considerou que o relacionamento entre o Governo e autarquias é um “caso de sucesso” para todo o Cabo Verde, lembrando, por outro lado, que o Executivo em parceria com a edilidade santa-catarinense já desencravou oito localidades e já electrificou várias localidades, estando outros ainda em processo.

Relativamente à sua visita, o também ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto afirmou que a mesma é, sobretudo, para demonstrar que esta “nova forma de relacionamento” com os municípios, “com diálogo, mais parcerias, mais recursos tem dado resultados extraordinários, dando como exemplo o caso concreto de Santa Catarina.

“Neste momento, Santa Catarina está a modernizar-se, está a decorrer um conjunto de obras de reabilitação e requalificação da cidade, para torná-la numa cidade mais moderna, mais acolhedora e numa cidade que aumenta auto-estima de todos os santa-catarinenses e de todas as pessoas da ilha de Santiago”, enfatizou.

Por sua vez, ao usar da palavra o edil de Santa Catarina, José Alves Fernandes, disse que fruto da parceria com o Governo nestes últimos dois anos a edilidade têm feito “realizações estruturantes” neste concelho, sendo “exemplos visíveis” a requalificação do centro da cidade de Assomada, desencravamento de oito localidades, electrificação de aldeias como Charco, Achada Leite, Fundo Baixo, Gudo em Achada Galego, Chã de Monte e Achada Fora.

Lembrou ainda, que em termos de electrificação já se está a preparar o dossier para as zonas de Engenho.

“Este trabalho conjunto e bem articulado, dá-nos gosto e vontade, porque efectivamente está a traduzir-se na melhoria da qualidade de vida das famílias, na redução da pobreza, criando oportunidades para as famílias e tem tornado o concelho mais desenvolvido, mais atractivo e mais modernizado”, concluiu o autarca.

Durante a sua estada no concelho de Santa Catarina, o ministro Fernando Elísio Freire visitou os edifícios do Estado transferidos para o município, as obras financiadas pelo Fundo do Ambiente, nomeadamente: valas de drenagem reabilitadas, reabilitação, requalificação e expansão do Cemitério Municipal, bem como espaços verdes.

Ainda visitou as obras financiadas no âmbito do programa PRRA, nomeadamente, as estradas de Junco e de Achada Ponta, bem como o Espaço Jovem de Cruz Grande.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.