Mais de metade dos britânicos quer sair da União Europeia

18/11/2012 22:26 - Modificado em 18/11/2012 22:26
| Comentários fechados em Mais de metade dos britânicos quer sair da União Europeia

Mais de metade dos britânicos votaria, num referendo, pela saída do Reino Unido da União Europeia, revela uma sondagem publicada este domingo no semanário The Observer.

 

De acordo com o inquérito de opinião do The Opinium Observer, 56% dos inquiridos partilha esta opinião e os dados surgem num momento particular – esta semana realiza-se uma cimeira europeia em que o tema central das discussões serão os orçamentos dos países membros.

 

O sentimento anti-europeu cresce no Reino Unido em todos os espectros políticos, mas os conservadores lideram esta oposição; 67% dos inquiridos conservadores disseram que votariam pela saída se houvesse um referendo, 24% disseram que o reino deve permanecer na União.

 

Entre os liberais, são 44% os que gostariam de poder votar num referendo pela saída britânica; 39% querem ficar. Só entre os liberais democratas a tendência é diferente, com 47% a favor da permanência na UE e 39 contra.

 

A sondagem veio pressionar o primeiro-ministro, o conservador David Cameron, que se prepara para a cimeira de Bruxelas que começa na quinta-feira. Os líderes da UE vão tentar chegar a um acordo financeiro para a União que fique em vigor sete anos a partir de 2014.

 

 

 

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.