Santo Antão: Milhares de fiéis deslocaram-se ao Porto Novo para a Missa Solene

25/06/2018 06:33 - Modificado em 25/06/2018 06:33

A Cidade do Porto Novo, Santo Antão, comemorou neste domingo, 24, o dia de São João Baptista, Santo Padroeiro do Concelho, com a celebração da Missa Solene seguida de procissão, o que motivou a deslocação de milhares de católicos de vários cantos da ilha de Santo Antão e de São Vicente.

Depois da peregrinação que se realizou no sábado na presença de milhares de fiéis com a imagem do santo que fez o percurso Ribeira das Patas – Porto Novo, um percurso de 24 quilómetros, a Antiga Capela de São João Baptista construída há 113 anos recebeu, neste domingo, o ponto alto das comemorações no Porto Novo com a realização da missa em homenagem ao Santo padroeiro, proferida pelo frei Válter de Pina, proveniente de São Vicente, que se referiu a São João como um profeta humilde que lutava por valores como a verdade, a coerência e o carácter. Milhares de cristãos estiveram presentes nesta grande cerimónia religiosa que contou também com a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e do Ministro de Estado Fernando Elísio Freire. Nessa ocasião, a Igreja Católica agradeceu algumas instituições e personalidades pelo contributo que têm dado à paróquia, como a Câmara Municipal local, a Delegacia de Saúde, a Polícia Nacional, a Delegação do Ministério da Educação e o Padre Pier Aldo, ex-pároco do Porto Novo.

As festividades de São João Baptista que constituem desde Novembro de 2017, património cultural imaterial nacional registaram, este ano, um aumento da participação dos cristãos com uma vasta programação cultural como música, teatro, grupos de coladeira, de colá SonJon, desfile de grupos de zonas, bailes populares, verbena, toque de tambor, ingredientes mais do que suficientes para atrair milhares de pessoas ao Porto Novo. O Concelho registou por estes dias uma grande aderência de pessoas, o que gerou um fluxo turístico significativo em termos económicos e financeiros.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.