“A Reinvenção do Mar” nova obra literária de Vera Duarte

21/06/2018 07:01 - Modificado em 21/06/2018 07:01
| Comentários fechados em “A Reinvenção do Mar” nova obra literária de Vera Duarte

O lançamento do seu décimo livro acontece esta quinta-feira no Festival Literatura Mundo – Sal  e é uma “obra emblemática” por estar a celebrar os 25 anos de publicações.

Em declarações à Inforpress, a escritora e ex-presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), diz que a convite da editora Rosa Porcelana, apresento esta minha décima obra em comemoração dos meus 25 anos de publicação e ela é uma antologia poética, ou seja, nela se encontram os meus livros de poesia que deram vida a Reinvenção do Mar”, realçou, salientando, por outro lado, que descobriu na escrita um meio de sobrevivência espiritual ao longo dos anos.

Dividido em cinco partes, a “Reinvenção do mar”, segundo Vera Duarte, citado pela Inforpress é uma “inspiração” daquilo que o mar representa para o povo cabo-verdiano, que no seu entender é um elemento que está permanentemente presente nas vidas das pessoas e que continua a ser reinventado de “subsistência e motivação”.

“O mar foi caminho de imigração, da saudade, foi elemento mediador entre Cabo Verde e o mundo, e o mar tem sido a nossa saída para a subsistência, pois, nós vivemos essencialmente do turismo que é de sol e mar”, disse.

Nesses 25 anos de carreira como escritora, Vera Duarte disse que se sente “extremamente realizada” com o percurso e com a forma como as suas obras estão sendo “tratadas” pelo público cabo-verdiano e espera que o seu trabalho continue a contribuir na divulgação e no enriquecimento da literatura cabo-verdiana.

“Tem sido fonte permanente de satisfação espiritual e ter podido escrever ao longo desses anos e ter pessoas que me leiam e que gostam de me ler, ter os meus livros esgotados sentir esse carinho do público a cada nova obra que lanço, tem sido uma fonte de muita alegria, um grande amparo e motivação para continuar a escrever”, desabafou.

A apresentação da obra de acordo com Vera Duarte será feita pelo presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e acontece num grande evento que no seu entender, é um palco de lançamento de obras e troca de experiencias entre autores cabo-verdianos e estrangeiros.

“Eu sou profundamente entusiástica do Festival de Literatura Mundo – Sal que está a entrar em Cabo Verde, e que efectivamente está a ganhar um grande realce porque é um conceito que ajuda a tirar os holofotes que sempre estiveram virados para um grupo de escritores do ocidental, e começa a iluminar também toda a literatura que se vem fazendo em países de menor visibilidade como o nosso”, sublinhou.

Vera Duarte estreou-se na literatura em 1993 com o livro de poesia “Amanhã A madrugada”, tendo recebido o Prémio Sonangol de Literatura, com o lançamento de “ A Candidata” em 2004.

Em 1995 recebeu o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa em reconhecimento à sua luta na defesa dos direitos humanos.

Em 2001 lançou “O arquipélago da paixão”, seguido de “A candidata ensaios” publicado em 2003 “Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança” em 2005, “Exercícios poéticos Romance” em 2010, “Construindo a utopia” em 2007 e “Matriarca – Uma história de mestiçagens”, em 2017.

No passado mês de Maio, Vera Duarte apresentou na Cidade da Praia mais uma obra poética intitulada “Risos e Lágrimas” que segundo a autora, é mais um livro de poesia composto por quatro partes, que reflecte muitas das alegrias que a vida lhe proporcionou, mas também de lágrimas por causa dos problemas que vê em África.

A segunda edição do Festival Literatura – Mundo do Sal (FLMSal), homenageia os poetas cabo-verdiano Mário Fonseca e o argentino Jorge Luiz Borges e acontece de 21 a 24 de Junho na ilha do Sal.

Escritores da Alemanha, Argentina, Brasil, Portugal e Tailândia e cabo-verdianos estarão reunidos para dar continuidade à construção dessa plataforma de diálogo sobre o conceito de literatura – mundo.

Fonte: Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.