PAICV: PS vai apresentar  proposta de legalização dos emigrantes em Portugal

13/06/2018 06:43 - Modificado em 13/06/2018 06:43
| Comentários fechados em PAICV: PS vai apresentar  proposta de legalização dos emigrantes em Portugal

A Presidente do PAICV fala sobre a sua visita a Portugal e à comunidade cabo-verdiana nesse país. E a imprensa expõe o resumo da visita. O partido que tem demonstrado sua preocupação acerca das políticas de governo com a comunidade emigrada, exorta o governo a ter em conta as comunidades emigradas nas suas decisões políticas.

E um dos aspectos que o PAICV considera ser dos maiores problemas dos cabo-verdianos em Portugal tem sido a integração. E anuncia medidas através do Partido Socialista, em Portugal, para melhorar a integração das comunidades emigradas naquele país.”Nessa missão, assim como nas outras que já fiz pude estar em contacto com as autoridades portuguesas, particularmente com os Deputados do Partido Socialista (PS), e vim com a garantia do Grupo Parlamentar do PS de que, nos próximos dias, dará entrada a uma iniciativa, no Parlamento, sobre esta matéria”.

Dos constrangimentos também registados, o PAICV sublinha constrangimentos na ligação da Diáspora com a “terra-mãe”, dos serviços consulares, das alfândegas e da integração, ou seja da legalização dos cabo-verdianos residentes em Portugal. “A Diáspora faz parte da Nação Global e, portanto, faz todo o sentido auscultá-la, ouvi-la e debater, com ela, as questões mais importantes da vida do país, para poder envolvê-la nas decisões que são tomadas, sempre na perspectiva de construção dos melhores caminhos para Cabo Verde”.

A questão dos transportes chama a atenção do PAICV, que pede a inclusão dos emigrantes nas decisões, por exemplo, “Não é admissível que se decrete mudança ou criação do hub aéreo numa ilha, sem ter em conta os impactes positivos ou negativos que essa decisão possa ter na vida dos cabo-verdianos, em geral, e dos emigrantes, em especial”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.