São Vicente e Santiago Sul em mais uma discussão por um título nacional

28/05/2018 02:55 - Modificado em 28/05/2018 02:55
| Comentários fechados em São Vicente e Santiago Sul em mais uma discussão por um título nacional

Após o empate a zeros em Santo Antão, a Académica da Praia venceu neste domingo o Foguetões de Santo Antão Norte por 1-0, em jogo da segunda mão das meias-finais e, assim, junta-se ao Mindelense na finalíssima do Porto Novo.

Estão assim encontradas as duas equipas finalistas do Campeonato Nacional de Futebol, edição 2017/18, curiosamente duas equipas que estiveram no mesmo grupo. A final do Porto Novo, vai colocar em rota de colisão, duas equipas das regiões desportivas do país mais tituladas a nível nacional e que, durante a fase de grupos, tanto na Cidade da Praia como no Mindelo, terminaram empatadas a zeros. A Académica da Praia após vencer e afastar os campeões regionais de Santo Antão Norte, o Foguetões, os comandados de Lito Aguiar vão procurar agora em Santo Antão Sul, quebrar um feitiço que já há muito persegue esta equipa da Capital do país. Falando de finais a Académica da Praia, já por duas vezes esteve nas grandes decisões mas, por duas vezes, viu o título a fugir-lhe, primeiramente em 2004 frente ao Sal Rei da Boavista e, em 2009, frente ao rival Sporting da Praia.

Uma cena que Lito Aguiar, actual campeão nacional pelo Sporting da Praia, agora ao serviço da “Micá” da Capital, procura quebrar para os “estudantes”, num campo onde saíram derrotados na fase de grupos frente à Académica Local por 2-0. No entanto, Lito Aguiar, nomeado recentemente Treinador Adjunto de Rui Águas na Selecção de Cabo Verde, tem na sua companhia muitos jogadores, que ergueram a Taça na edição 2016/17 pelo Sporting.

Do outro lado da barricada, vai estar o Mindelense que dispensa apresentações na prova rainha em Cabo Verde, uma equipa habituada a estas andanças e que nos últimos sete anos já levantou o título por cinco vezes. Sem nenhuma derrota ainda na competição, a equipa do Mindelo procura certamente em Santo Antão Sul, terminar a prova de forma invicta. De resto o Estádio Municipal do Porto Novo, palco da grande final, é uma casa que traz boas recordações para os comandados de Rui Alberto Leite, pois em 2016, em jogo a contar para a segunda mão da grande final, frente à Académica do Porto Novo, os Leões conseguiram levantar pela última vez o troféu.

A grande final de 02 de Junho no Porto Novo, promete uma luta renhida entre duas equipas que já por duas vezes se encontraram na fase de grupos. Desta feita, a tira teimas será no Porto Novo, onde uma destas equipas vai levantar o troféu. São Vicente e Santiago Sul continuam numa luta desenfreada por títulos em Nacionais de Futebol, porém a grande dúvida subsiste e só será confirmada no dia 02 de Junho no Porto Novo, onde todas as atenções vão estar monopolizadas. De realçar que São Vicente lidera em títulos nacionais no pós independência de Cabo Verde, com dezassete títulos contra quinze de Santiago.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.