MpD enaltece política governamental para o desporto e a juventude com resultados já alcançados

11/04/2023 17:25 - Modificado em 11/04/2023 17:25

O Grupo Parlamentar do MpD (poder) enalteceu hoje a política governamental para o desporto e a juventude como valores, inclusão social e desenvolvimento no horizonte 2030, visando a “criação de um ambiente de reflexão, já com resultados alcançados”.

Alberto Melo, na qualidade de porta-voz do MpD na preparação do debate das jornadas parlamentares da sessão primeira de Abril, afirmou que “o grau de desenvolvimento de um país mede-se pela qualidade do seu desporto, não por vezes que ganha, mas pelos valores do desporto que podem ser transmitidos aos cidadãos”.

Neste capítulo, destacou a criação pelo executivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), fruto de “uma visão e espírito de missão”, sustentando que se torna possível a criação de riqueza com o desporto, não só pelos eventos desportivos, mas também pela competição desportiva”.

Considerou que Cabo Verde tem projectado nos últimos anos em grandes palcos nacional e internacional a nível desportivo, enumerando eventos como o Ocean Race -2023, que “levou o nome de Cabo Verde ao mais alto nível”, Kite-Surf na ilha do Sal, como grande palco da promoção do país a nível do turismo sustentável.

Associou ainda a estes feitos, a inédita qualificação da selecção de Cabo Verde de basquetebol sénior masculina ao Campeonato do Mundo da FIBA’2023, o reforço da selecção de futebol ao segundo lugar na qualificação (fase de grupo) para a fase final e a retoma dos Jogos Escolares Nacionais.

“O Governo liderado por Ulisses Correia e Silva está a construir, de forma descentralizada, em quase todos concelhos, infraestruturas desportivas”, sintetizou, acrescentando que o Governo definiu o país-plataforma em que é fundamental aproveitar “no máximo” as suas potencialidades para o seu desenvolvimento, assim como esconder as suas fragilidades”.

Sobre o projecto-lei que classifica a língua portuguesa como património cultural imaterial, proposta da deputada do MpD, Mircéa Delgado, Alberto Melo referiu que o seu partido vai debater “com muita honestidade intelectual e sem tabus “esta proposta, como sendo do grupo do MpD, “sem esquecer da Constituição da República”.

“O Estado promove as condições para a oficialização da língua materna cabo-verdiana, em paridade com a língua portuguesa”, realçou, realçando que todos os cidadãos têm o dever de conhecer as línguas oficiais e o direito de usá-los.

O MpD, pela voz de Alberto Melo, manifestou a sua solidariedade às famílias enlutadas do trágico acidente da Serra Malagueta que vitimou oito militares e um civil.

SR/CP

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.