Primeira Classe da Medalha de Mérito aos artistas plásticos Manuel Figueira, Bela Duarte, e Luísa Queirós

17/05/2018 07:32 - Modificado em 17/05/2018 07:32

O presidente da Republica condecorou esta terça-feira em Mindelo, com a primeira classe da medalha de mérito, os artistas plásticos Manuel Figueira, Bela Duarte, e Luísa Queirós a título póstumo, no Centro de Artesanato e Design.

Durante seu discurso, Jorge Carlos Fonseca reconhece o contributo que estes artistas deram ao desenvolvimento das artes plásticas em Cabo Verde, bem como pelo papel desempenhado na criação da Cooperativa de Produção Artesanal Resistência.

Em jeito poético e citando um trecho do seu discurso o Chefe de Estado, em relação aos condecorados realça que “as suas vidas e suas artes a há muito que não lhes pertence, há muito que forma desapropriados da sua produção da sua criatividade e da sua energia, cada um a seu modo, das profundezas da sua subjectividade dissolveu-se no outro emprestando um sublime sopro de originalidade essa grandiosa construção que respiramos, que alimenta o nosso espírito”.

Diz ainda que a intervenção dos artistas foi acompanhada de uma perspectiva globalizante e que abarcou a sintonização imediata o querer o sentir e o pulsar das gentes de são Vicente, das pessoas de cabo verde, através da forma e das cores, através das telas de cada.

Em nome dos homenageados, o filho e representante de Bela Duarte, agradeceu ao gesto da presidência da república, pelo reconhecimento daquilo que, considera ter sido de “facto a militância dessas três personalidades”.

 

  1. Clarinda Fortes

    Cuitado do Armando Pinheiro, Manú Rasta, Bitu, Ró, Noya, como são filhos de fora dos politicos não há condecorações para eles, vejam o brilho do carnaval mindelense, em que estes politicos manhentos vem labuzar com mariscos, bebidas alcoolicas a boca e dar show da cultura mindelense, são eles os donos e projetistas do carnaval brilhoso, que tipo de presidente e politicos que temos, vergonha,

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.