A agressão sexual causa danos psicológicos  graves nas crianças

16/05/2018 02:21 - Modificado em 16/05/2018 02:21
| Comentários fechados em A agressão sexual causa danos psicológicos  graves nas crianças

As dezenas de crianças  que todas as semanas temos noticias que são violadas sexualmente  não ficam apenas com marcas no corpo e na nossa repugnância para com os predadores . O pior é o estado psicológico  que pode originar quadros graves de depressão e ansiedade.

Para a psicóloga clínica Zandira Brito, importa ainda realçar que a dificuldade em difundir o caso se deve a diversos factores, entre eles, a falta de compreensão da criança sobre o acto sexual do qual foi vítima, dada a sua imaturidade psíquica bem como a representatividade da figura do agressor que pode fazer parte de sua rotina, podendo ou não, ser um membro da família. Pesquisas indicam que, muitas vezes, o agressor é alguém próximo da vítima.

E, por isso, assegura que qualquer tipo de violência marca a vida de uma criança. E este tipo de violência torna-se um impeditivo no desenvolvimento de uma criança e ou adolescente.

“Vale lembrar que a criança e ou adolescente está na fase de amadurecimento físico, psicológico e emocional e a vivência de um trauma desta natureza causa danos em todas as esferas do seu desenvolvimento, condicionando o seu amadurecimento, podendo ocasionar transtornos de personalidade, quadros graves de depressão e ansiedade, transtornos de stress pós-traumático, baixa auto-estima, dificuldades de aprendizagem entre outros e, em casos extremos, a vulnerabilidade, o sentimento de culpa e o medo poderão motivar comportamentos e ideias suicidas”, explica.

Como profissional da área da saúde, diz que tendo em conta o contexto, o profissional que receber a criança terá uma primeira barreira a vencer que é a do seu silêncio, oriundo da sua dor psíquica, culpa e temor que vivencia. Nesse sentido, a preparação dos profissionais que trabalham com esse tema mostra-se imprescindível para uma colheita de provas de qualidade e protecção da pequena vítima, objectivando reduzir a contaminação do seu relato com informações oriundas da fala de terceiros.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.