São Vicente domina em títulos nacionais no pós-independência com Santiago Sul na perseguição

4/05/2018 00:48 - Modificado em 4/05/2018 00:48

O Campeonato Nacional caminha para a sua recta final, onde daqui a precisamente um mês, o Estádio Municipal do Porto Novo em Santo Antão Sul, será o palco da primeira final a apenas um jogo, numa corrida de conquistas onde São Vicente e Santiago têm dominado no palmarés a nível nacional, com CS Mindelense e Sporting da Praia no centro das atenções.

Após a independência de Cabo Verde em 1975, o Campeonato Nacional de Futebol em Cabo Verde ganhou uma grande dimensão, onde já foram disputadas 38 edições da prova maior de clubes do país. Nesta corrida titânica encontram-se duas das melhores regiões desportivas do país; São Vicente e Santiago Sul. Uma disputa cerrada onde destacam os dois históricos, CS Mindelense e o Sporting da Praia, duas equipas que levam uma grande vantagem para as demais, numa luta que tem sido frenética nos últimos anos. Ora a cabeça surgem os Leões do Norte com 12 conquistas, com os últimos quatro títulos conquistados de forma consecutivas entre as épocas 2012/13 e 2015/16, somente destronados pelo Sporting da Praia na edição de 2016/17, onde os Leões do Norte ficaram pelo caminho por via da secretária, isto quando a prova estava nas meias-finais. Nesta luta de Leões, os Leões da capital cabo-verdiana perseguem os de São Vicente, com 10 títulos. O clube verde e branco parece querer retornar aos anos de glórias, onde conseguiu grandes feitos, entre eles a presença inédita na Liga dos Campeões Africanos.

Ao todo São Vicente soma 17 títulos fruto dos doze conseguidos pelo Mindelense, juntando a estes mais três conquistas do FC Derby, duas da Académica do Mindelo e um do Amarante que encontra-se nesta altura na segunda divisão de São Vicente. Na perseguição a ilha de Monte Cara, como mencionado está a região desportiva de Santiago Sul, que tem 15 títulos, fruto das dez conquistas do Sporting, três do Boavista da Praia e dois dos Travadores.

Muito longe desta luta particular entre São Vicente e Santiago Sul, aparecem as regiões desportivas do Sal e da Boavista com duas conquistas. As duas conquistas do Sal, foram alcançadas pela Académica e Académico. Já para a ilha da Boavista, Sal Rei e Académica da Boavista. Com apenas uma conquista surge Fogo e Maio com um título cada, sendo que o Botafogo é o único clube no Fogo a levantar a Taça de campeão nacional, enquanto que no Maio só o Onze Unidos já teve este privilégio. As regiões desportivas de Santo Antão Norte e Sul, São Nicolau, e da Brava, continuam ainda sem fazer a festa de um título nacional.

De realçar que antes da independência de Cabo Verde, o CS Mindelense também lidera com seis conquistas, seguido pela Académica do Mindelo, Sporting da Praia, e Travadores da Praia com duas conquistas cada. Boavista da Praia, Castilho de São Vicente e Académica da Praia, somam um título cada neste historial.

Neste momento a pergunta é; quem será o próximo campeão de Cabo Verde?

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.