Cabo Verde – Angola:  “Vão elevar o nível de relações para uma parceria estratégica”

2/05/2018 22:55 - Modificado em 2/05/2018 22:56
| Comentários fechados em Cabo Verde – Angola:  “Vão elevar o nível de relações para uma parceria estratégica”

O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, faz um balanço “muito positivo” da sua visita a Angola. Correia e Silva revela a “intenção de elevar o nível de relações com Angola, colocando-o ao nível de uma parceria estratégica, quer dizer, ir além daquilo que tem sido a cooperação tradicional”. Esta intenção, como refere, reflectiu-se sobre algumas decisões importantes nas áreas da cooperação político-diplomática, económico-empresarial, cooperação técnico-institucional, comunidades e mobilidade, entre outros assuntos.

Na cooperação empresarial, o Primeiro-ministro quer incentivar e estimular oportunidades para apresentar aos empresários e investidores angolanos. Revela também a cooperação autárquica, contando com “uma experiência boa do país desde 1991, onde conseguiu montar um sistema que tem tido efeitos no desenvolvimento”.

Ulisses Correia e Silva comenta outro assunto abordado sobre a sua visita a Angola, relativamente aos transportes aéreos. “Tivemos indicações muito boas para avançar para a complementaridade TACV e TAG”. E, nos transportes marítimos, como avança Correia e Silva, “explorar todas as potencialidades quer no sector da formação quer numa maior integração dos dois mercados”.

Relativamente à questão que tem sido comentada sobre a isenção dos vistos para cidadãos cabo-verdianos, Ulisses faz uma avaliação positiva. Além desta questão, incentiva o governo de Angola na regularização da situação dos cabo-verdianos em Angola. E avança que as situações estão cem por cento regularizadas.

“A perspectiva é muito boa. Angola tem um futuro promissor e queremos reforçar estas boas relações”.

E avança ainda para breve, a deslocação do Vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, a Angola para dar continuidade às relações e cooperações entre os dois países.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.