Gala do Desporto Cabo-verdiano: Norte vencedor

13/11/2012 00:22 - Modificado em 13/11/2012 00:22
| Comentários fechados em Gala do Desporto Cabo-verdiano: Norte vencedor

Na Gala do Desporto Cabo-verdiano a zona norte do país levou a melhor. A gala que aconteceu em São Vicente juntou governantes, desportistas e dirigentes para coroar os melhores da época 2011/2012. A zona norte venceu em todas as categorias possíveis, exceptuando a de melhor dirigente que coube a Rui Évora Presidente do Sporting da Praia.

 

Estas vitórias ficaram repartidas entre são Vicente e São Nicolau. A jogar em casa, São Vicente venceu os títulos de melhor árbitro que foi para Paulo Martinho, melhor treinador para Anacleto Monteiro, Kula, melhor atleta feminina, Laise Spencer da EPIF e ainda, o título de equipa do ano para a equipa feminina da Académica do Mindelo. Para a ilha de São Nicolau, Gerson Ramos venceu o título de atleta masculino do ano enquanto que Sidnei Livramento foi o escolhido como jovem promessa.

A selecção Nacional de Futebol foi escolhida como a personalidade do ano devido aos feitos recentes por ter alcançado pela primeira vez na sua história uma fase final da CAN. Entre lágrimas, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol recebeu o título de alto prestígio entregue pela Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques. Semedo que colocou esta gala as galas internacionais em que participou.

Apesar de ser um momento de festa e de coroamento, aproveitou-se a ocasião para solicitar uma maior atenção e aposta no desporto e na formação. Rodrigo Mascarenhas, jogador da selecção nacional de basquetebol, apelou à união de todos os atletas e dirigentes com o fito de “alcançar muito mais”. Aposta essa reiterada por Kula que “pediu para apostar mais nos jovens”.

A Ministra realçou a importância do desporto no desenvolvimento de Cabo Verde, afirmando que o seu não é um ministério que trabalha sozinho, mas tem à sua volta outros quatro (ministério da juventude, defesa, saúde, ensino superior ciência e inovação) com o objectivo de desenvolver mais rapidamente o desporto.

Nesta edição da gala realizada em São Vicente sob o lema “formar para vencer”, foram destacadas 10 personalidades pelo seu trabalho na formação de atletas. Entre eles estão Kula, José Borja (Djô Borja), Adelino Duarte (Didi), Daniel Delgado, Amílcar Gonçalves, José Firmino, Jorge Conceição, Luís Melo e Eduíno Lima.

Com esta gala a Ministra aposta numa cultura da competitividade para que os atletas se esforcem para poderem ser nomeados para as próximas edições.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.