DGT considera o diálogo como algo fundamental no sucesso do mundo laboral

2/05/2018 07:01 - Modificado em 2/05/2018 07:01

A Direcção-Geral do Trabalho considera que um dos maiores desafios pelos quais a instituição passa no momento em termos laborais, é o problema nacional que é a falta de recursos humanos.

No entanto, a Directora-Geral do Trabalho, Isilda Gomes, diz que o problema está a ser resolvido com a entrada de dois técnicos e estão a equacionar a contratação de mais dois. A melhoria do serviço de atendimento, a eficiência nas questões de negociações, as formações aos técnicos para melhorar a sua capacidade e a aquisição de novos conhecimentos, são todas situações que vão sendo resolvidas paulatinamente.

Em referência à relação com os sindicatos, Gomes diz que é uma relação de reciprocidade, com uma boa parceria que funciona de uma forma tripartida a nível laboral, com a entidade empregadora, a Direcção de Trabalho e os sindicatos. “Estamos a fortalecer esta parceria com formações e capacitações em conjunto para, principalmente, haver um diálogo social”, afirma esta responsável que diz que a DGT está a trabalhar uma aproximação maior com os sindicatos.

“Estamos a melhorar cada vez mais a questão do diálogo, uma vez que temos o trabalho de conciliador de mediação. Aproximarmo-nos dos trabalhadores, da entidade empregadora, porque temos de ter um pouco de sensibilidade para atender ambas as partes e trabalhar na resolução dos conflitos”, conclui Isilda Gomes.

Considerações feitas durante uma jornada realizada na cidade da Praia para assinalar o Dia Mundial do Trabalhador que contou ainda com uma feira de informações e esclarecimentos sobre direitos e deveres do trabalhador

 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.