Liceu Ludgero Lima – reforma precisa-se

25/04/2018 00:17 - Modificado em 25/04/2018 00:17
| Comentários fechados em Liceu Ludgero Lima – reforma precisa-se

Esta quarta-feira, um dos mais antigos liceus de Cabo Verde completou 51 anos de história ao serviço da educação que tem como patrono o combatente da liberdade da pátria e ex-funcionário do estabelecimento, Ludgero Lima. O liceu, que foi inaugurado no ano lectivo 1967/68 e cujo aniversário é comemorado a 24 de Abril, “grita” por obras de reestruturação em todo o edifício, pois “precisa urgentemente de obras de requalificação”.

As comemorações dos 51 anos do LLL, com foco na comunidade educativa, alunos, professores, pais e encarregados de educação e funcionários, englobam diversas actividades como provas desportivas que estão a decorrer desde o mês de Março, palestras, exposições, feiras de ciência, feira de gastronomia e culminam hoje com uma corrida massiva, gincana, mega-aula de educação física, acrobacia e aeróbica e um sarau cultural.

O Director do Liceu Ludgero Lima (LLL), José Cândido, questionado sobre o actual estado do liceu explica que é preciso travar a degradação do mobiliário escolar, do próprio edifício e refere da necessidade da reactivação dos laboratórios sendo estes os grandes desafios do liceu.

O mesmo referiu ainda da escassez do pessoal operacional como mais uma dificuldade, uma vez que muita gente foi para casa por antecipação da aposentação e as escolas, de uma forma geral, quase que ficaram sem funcionários o que, no seu entender, constitui uma “dificuldade tremenda” na gestão da escola “sem funcionários”.

O responsável indicou que o Ministério da Educação está a par dos problemas enfrentados pelo liceu mas que ainda não houve nenhuma decisão sobre a realização dessas obras necessárias no edifício, assim como a substituição do mobiliário das salas de aula, reactivar os laboratórios que, conforme explica, neste momento, praticamente não funcionam e deixam imensa falta.

No liceu, o mesmo falou ainda sobre a contribuição que outros ex-alunos têm vido a dar através de uma associação criada para esse efeito e estão a equacionar formas de apoiar a escola com equipamentos e apadrinhamento de salas de aula de modo a permitir que cada geração de um determinado ano, por exemplo, assuma a requalificação de uma sala de aula.

Actualmente, o Liceu Ludgero Lima tem uma população estudantil de cerca de 1500 alunos, apoiados por 98 professores e 15 funcionários operacionais.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.