Voluntários de diversas áreas recebem acção de capacitação em Educação Especial

20/04/2018 07:22 - Modificado em 20/04/2018 07:22

dav

Estagiários, activistas sociais, actores, psicólogos, participam desde o dia 18 numa formação que tem como objectivo a sua capacitação para serem voluntários da Equipa de Educação Especial de São Vicente, com técnicas que lhes permite trabalhar com crianças de forma a facilitar a aprendizagem, tanto das crianças como dos professores que temos acompanhado durante este processo de educação inclusiva.

Desde o 18 até hoje, sexta-feira 20 do corrente mês, a Delegação da Educação em São Vicente vem realizando na Escola Humberto Duarte Fonseca “uma acção de capacitação para voluntários” em matéria de necessidades educativas de forma a dar melhor resposta aos alunos atendidos pela referida equipa. Mais uma das acções desenvolvidas pela Delegação, com enfoque nos voluntários que, segundo Elmer Fortes, acabam por auxiliar a equipa.

“São uma força viva com que contamos para poder colmatar as necessidades que temos tido no que toca a chegar mais perto a estas crianças com necessidades educativas especiais”.

Isso porque, segundo os promotores desta capacitação, o Ministério da Educação de Cabo Verde tem como compromisso impulsionar a transformação do sistema educativo para que se consolide a Educação Inclusiva, prevendo que todos os alunos possam participar nos espaços e processos comuns de ensino e aprendizagem.

Para Elmer Fortes, animador da Equipa de Educação Especial de São Vicente, apesar de um conjunto de acções desenvolvidas pelo ME através da Direcção Nacional da Educação, ainda persistem desafios significativos nesta área, nomeadamente, a necessidade de ter profissionais nas Equipas de Educação Especial e colaboradores de forma a dar resposta às necessidades de cada concelho, em relação à demanda de crianças com necessidades especiais.

Até ao momento são apenas oito elementos que fazem parte da equipa de Educação Especial em São Vicente que conta com mais vinte voluntários que ajudam nas várias escolas do Concelho.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.