Director-geral da BBC demite-se na sequência da investigação de abusos sexuais

11/11/2012 14:10 - Modificado em 11/11/2012 14:10
| Comentários fechados em Director-geral da BBC demite-se na sequência da investigação de abusos sexuais

George Entwistle demitiu-se do cargo de director-geral do canal britânico BBC. Alegou ser insustentável continuar ali, depois da humilhação que passou ao admitir não saber do conteúdo da investigação do Newsnight. Em causa está político conservador Alistair McAlpine que apareceu erradamente implicado no caso de abuso de crianças entregues à guarda do Estado.

 

“Tendo em conta que o director-geral é também o director de informação e por isso responsável por todo o conteúdo, e tendo em conta os padrões jornalísticos inaceitáveis da reportagem do Newsnight na sexta-feira, decidi que a única coisa digna que tenho a fazer é demitir-me”, disse este sábado aos jornalistas George Entwistle, no cargo de director-geral desde 17 de Setembro.

 

A demissão surge depois de a BBC ter pedido desculpas por ter implicado Alistair McAlpine, um antigo tesoureiro dos tories, no caso que tem posto em causa a credibilidade da estação pública britânica, que no ano passado decidiu arquivar uma investigação sobre os abusos sexuais cometidos pela sua antiga estrela Jimmy Savile.

 

George Entwistle, que falou à porta do edifício da BBC, admitiu que a reportagem do Newsnight nunca deveria ter sido transmitida, explicando que quando foi nomeado para o cargo acreditou que a administração estava a escolher aquele que achava que era o melhor candidato e a “pessoa certa para enfrentar os desafios e as oportunidades que aparecessem”.

 

“No entanto, os acontecimentos excepcionais das últimas semanas levam-me a concluir que a BBC deve nomear outro líder”, continuou, afirmando, no entanto, que foi com “grande honra” que desempenhou o cargo. Apesar de toda a polémica em que a estação pública britânica está envolvida, George Entwistle fez questão de lembrar que o canal está cheio de pessoa “com grande talento e muita integridade”. “É isso que vai continuar a fazê-la a melhor estação do mundo.”

 

 

 

 

dn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.