Elísio Freire: “França pode ser bom aliado para o reforço da parceria especial com a  EU”

11/04/2018 01:41 - Modificado em 11/04/2018 01:42

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, avançou nesta segunda-feira, 09 de abril, que o Governo pretende reforçar o diálogo de parceria especial com a União Europeia com o apoio da França, nos novos pilares introduzidos, nomeadamente a reforma institucional, o crescimento do emprego e a questão da mobilidade

Esta informação foi avançada no âmbito da visita de cortesia feita ao Ministro de Estado pela Delegação do Parlamento Francês, chefiada pelo Presidente do Grupo de Amizade França/Cabo Verde, M. Bertrand Pancher, que se encontra de visita a Cabo Verde.

 Segundo assegurou Elísio Freire, a referida delegação manifestou-se aberta a introduzir essas questões, particularmente a da mobilidade através de debate no parlamento francês para continuar o diálogo nessa opção estratégica de Cabo Verde.

 Essa opção estratégica, conforme relatou o Ministro, tem a ver com o objetivo do Governo que é transformar este arquipélago numa plataforma especializada de prestação de serviços no Atlântico Médio, nas várias áreas com especial enfoque nos transportes marítimos e aéreos, tecnologias de informação, etc.

 O assunto da visita de cortesia dos deputados franceses ao Ministro de Estado foi sobretudo sobre o diálogo do reforço de cooperação entre Cabo Verde e França, tendo o Presidente do Grupo dos parlamentares, Bertrand Pancher, realçado a “grandeza da estabilidade da democracia cabo-verdiana”, apesar de Cabo Verde ser um país pequeno.

 “Partilhamos os mesmos valores e para nós uma nação com uma democracia estável como a de Cabo Verde é uma ligação indispensável entre a Europa, a França e a África”, sustentou aquele representante, para quem “é um bom modelo de democracia no qual se pode espelhar”.

De referir que a Delegação do Parlamento Francês se encontra de visita a Cabo Verde, de 8 a 14 de abril, com o intuito de observar aspetos da cooperação entre os dois países e o reforço das relações a nível parlamentar.

 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.