Quem vai à Liguilha em São Vicente? o que diz o “Regulamento”

3/04/2018 02:30 - Modificado em 3/04/2018 02:30
| Comentários fechados em Quem vai à Liguilha em São Vicente? o que diz o “Regulamento”

Esta é ainda uma das questões que mais dúvidas e polémicas gera nas regiões desportivas do país, sobre o tão famoso “Regulamento” que se usa nos Campeonatos Regionais em Cabo Verde.

Após o término da 2ª Divisão de Futebol em São Vicente, as formações do Ponta d´Pom e do Falcões do Norte terminaram a prova com os mesmos 16 pontos e a dúvida subsiste onde muitos deram como certo a presença do Falcões do Norte na Liguilha, em detrimento do Ponta d´Pom. Numa publicação na página oficial do Clube de Chã de Alecrim no Facebook, a direcção do clube assume que “ainda há uma enorme dúvida sobre os critérios de desempate que vigoram na Associação Regional de Futebol de São Vicente, tendo a nossa equipa terminado com os mesmos pontos que o Ponta d´Pom, mas vamos tomar todas as medidas necessárias para o cabal esclarecimento dessa situação”. Perante tais factos e através de buscas feitas por este Online, ficou-se a saber que nenhuma Associação Desportiva do País ou entidade organizadora tem o seu próprio regulamento e que se regem segundo o exposto pela FCF.

Sobre a dúvida neste caso específico, importa salientar que o Falcões do Norte perdeu os dois confrontos directos com a formação do Ponta d´Pom, primeiro por 2-1 e, na segunda volta, por 0-1, mas o facto é que não é este o primeiro critério de desempate em caso de duas equipas terminarem com os mesmos números de pontos. Conforme o Artigo 95 do Regulamento Geral da FCF, alínea 1 – No caso de empate de pontos entre duas equipas, ficará na frente aquela que fez maior número de golos nos jogos realizados entre si. Nestes termos e os acima citados, o Ponta d`Pom é a equipa que vai disputar a Liguilha frente à Académica do Mindelo.

Para finalizar, repescamos a alínea 2 do mesmo artigo que diz que “caso a igualdade subsista face ao preceituado no número anterior, beneficiará a equipa que obtenha a maior diferença de golos marcados e o menor número de golos sofridos, nos encontros disputados com todas as equipas na mesma prova”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.