Dom Ildo Fortes vai ordenar os Diáconos Permanentes de São Vicente

9/11/2012 03:26 - Modificado em 9/11/2012 03:26

A Diocese do Mindelo vai ordenar os cidadãos, José Brito e Manuel Santos como Diáconos Permanentes da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, em São Vicente. A ordenação dos dois diáconos vai ser presidida por Dom Ildo Fortes, Bispo da Diocese do Mindelo.

 

A ordenação diaconal, a 14 de Outubro, dos cidadãos Benedito Lima, Clemente Pires, João da Cruz, João Rocha e Pedro Santos, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de Santo Antão como Diáconos Permanentes foi um acontecimento histórico para a Igreja Católica em Cabo Verde.

As ordenações de Diáconos Permanentes na Diocese do Mindelo ocorreram nove anos depois do Papa João Paulo II ter erigido esta diocese em Cabo Verde. E os próximos diaconatos a serem ordenados pertencem à Paróquia de Nossa Senhora da Luzem São Vicente. José Brito e Manuel Santos, como os colegas que já receberam a sua ordenação, passaram por uma formação teórica e pastoral durante três anos no Centro Bom Pastor na ilha de São Vicente.

Com a sua ordenação no próximo domingo, dia 11, os dois seminaristas vão passar a exercer funções como: o ministério da palavra, culto divino e governo pastoral e serviço de caridade na Paróquia de Nossa Senhora da Luz e irão trabalhar em estreita relação com o Bispo da Diocese do Mindelo.

De realçar que o sacramento do diaconato é o primeiro da Ordem e é conferido a homens casados que, com a permissão das suas esposas e sob a autoridade pastoral do Bispo, ficam mais disponíveis para o serviço à Igreja Católica.

 

  1. Benedito Antonio Lim

    Felicitações aos colegas, Manuelinho e Brito.
    Queria dizer que o diaconado não é só para os homens casados.
    Há diáconos transitórios, os que depois serão ordenados sacerdotes e os permanentes(Esses sim!) são homens casados e homens que escolheram o cilibatário.
    Obrigado,
    Diácono Benedito Lima

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.