Dia Mundial da Água: problemas ainda por ultrapassar 

23/03/2018 06:55 - Modificado em 23/03/2018 06:55
| Comentários fechados em  Dia Mundial da Água: problemas ainda por ultrapassar 

No dia 22 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Água, que este ano se celebra sob o lema “natureza para a água”, que explora as formas de utilização da própria natureza para combater os problemas hídricos actuais e futuros. Na sua mensagem relativa ao dia, na sua página, o Governo vê na água um item central para o desenvolvimento sustentável, e que está intimamente ligado ao combate à pobreza, crescimento económico, saúde, segurança alimentar e nutricional.

Para o Governo, o país definiu já os caminhos para vencer esses desafios no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS). E, no que diz respeito à implementação dos objectivos de desenvolvimento, água e saneamento para todos, admite que existem alguns problemas. Por exemplo, nas zonas urbanas fala sobre o insuficiente aceso aos serviços de água como principal dificuldade, o elevado custo, falta de controlo do uso da água e, ainda, as elevadas perdas técnicas.

Nas zonas rurais, reconhece que muitas famílias têm de percorrer longas distâncias para aceder às fontes de água, na maior parte das vezes sem garantia de qualidade.

Para ultrapassar estes problemas avança que o Governo e os municípios devem promover as melhores soluções para o sector. E a população mobilizada para fazer o uso racional da água e participar na monitorização e protecção ambiental.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.