O Dia do Pai: O dia no mês da mulher

20/03/2018 07:20 - Modificado em 20/03/2018 07:20
| Comentários fechados em O Dia do Pai: O dia no mês da mulher

As mulheres têm um mês só para elas, com dois dias de destaque: 8 de Março e 27 de Março, Dia Internacional da Mulher e da Mulher Cabo-verdiana, respectivamente. E, no mês da mulher, o homem também toma parte com um dia para comemorar, neste caso, o Dia do Pai. Apesar de ser o mês da mulher, as demonstrações de afeição ao pai multiplicam-se, principalmente nas redes sociais. Imagens de filhos com os seus pais numa demonstração de amor, respeito e homenagem à dedicação do esforço dos pais na criação dos filhos.

Nas redes sociais têm dominado as demonstrações de afecto. O Dia do Pai tem vindo a ganhar significado nas comemorações, sendo que o sentimento é que podem ser feitas mais coisas para a sua valorização. Em conversa com alguns pais sobre o dia, fica a sensação que são necessárias mais acções de comemoração. Como analisa Aníbal Monteiro, o facto pode estar na “pouca criatividade” dos homens. Mas sente um vazio quando se trata do Dia do Pai, avançando que é necessário valorizar mais o dia. E não é o único com este tipo de pensamento. “No Dia do Pai, o que esperamos são os parabéns dos nossos filhos e quem tem filhos mais novos, sabe que estes fazem sempre algo na escola para entregarem ao pai”, segundo Domingos Fortes. Ele também sublinha o facto que é sempre possível fazer mais pelo dia.

Jaílson dos Santos avança que recebe sempre algo dos filhos para marcar o dia, o que já o deixa satisfeito. E da resposta de Jaílson e de outros pais, fica o sentimento que a comemoração está nos actos simples como um postal, um abraço, a expressão de um sentimento. Actos suficientes para se sentir revigorado para lutar pelos filhos. “Gosto deste dia porque recebe-se sempre algo, mesmo que não seja uma grande prenda, mas o suficiente para se sentir o amor e penso que é isto que é importante”.

O Dia do Pai no mês da mulher. A ideia de que se poderia fazer mais para o Dia do Pai, não retira a alegria do dia. “Nos homens é assim: só temos este dia e penso também que não se faz muita coisa para a sua divulgação, como acontece no caso das mulheres”, avança Davi Silva. O mesmo acrescenta que no Dia das Mulheres e da Mãe, fazem-se muitas coisas como mensagens, conferências e tudo um pouco para assinalar o dia, mas quando é o outro género, já nem tanto.

“No Dia do Pai não se faz nada, não se diz nada sobre o dia. E penso que não só é um dia de alegria, mas também deveria ser, como é costume nas comemorações, um momento de reflexão”, avança Fabrício Gomes. Uma das definições e dos comentários nas redes sociais é que pai não é apenas aquele que faz um filho, plasmando uma definição maior. Quando se fala da fuga de responsabilidade dos pais, avança que deveria ser um momento para pensar no papel e incutir naqueles que não cumprem com as próprias responsabilidades, o próprio dever. Um pensamento também evidenciado por Luís Neves para quem se deve fazer mais para que os pais também se possam sentir bem e motivados.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.