Barack Obama reeleito : “”This happened because of you. Thank you.”

7/11/2012 03:49 - Modificado em 7/11/2012 03:49
| Comentários fechados em Barack Obama reeleito : “”This happened because of you. Thank you.”

Barack Obama  foi reeleito  presidente dos EUA. Às  3.15 minutos de Cabo Verde  Obama  colocou no Twiter um post onde assumia a vitória . Escreveu “”This happened because of you. Thank you.” “Isso aconteceu por causa de você. Obrigada.  Mas , as  4horas de Cabo Verde, Obama  perdia  no voto popular . O candidato republicano era  o mais votado  , mas o sistema eleitoral americano  determina que o vencedor è  quem atinge mais votos  no Colégio Eleitoral . Este cenário tinha acontecido   em 2000 quando  Al Gore, candidato democrata , obteve mais votos,  mas o presidente eleito  foi o republicano George Bush que obteve mais votos no colégio eleitor .

 

Como funciona o sistema eleitoral norte americano

O sistema eleitoral americano é bem diferente do Brasil. E foi criado em 1787. A eleição é nacional, mas ela é decidida separadamente, estado por estado. Juntos, os 50 estados e o Distrito Federal formam um colégio eleitoral. Cada um deles tem um determinado número de votos.

A eleição funciona assim: o eleitor escolhe Obama ou Romney. O mais votado na Califórnia, por exemplo, leva todos os votos que o estado tem no colégio eleitoral. E para chegar à presidência são necessários 270 votos.

Em alguns estados Barack Obama tem a preferência dos eleitores. Em outros, vitórias prováveis do democrata. Somando tudo, Obama já teria 243 votos.

Em outros estados, Mitt Romney tem a preferência do eleitorado. E alguns aparecem estados inclinados para o republicano. No total, Romney teria 206 votos.

Nos estados indecisos há 89 votos em jogo, justamente os que vão decidir a eleição. São os estados-chave. Os mais importantes são Flórida, Virgínia e Ohio.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.