Janine Lélis  : vale a pena as mulheres arriscarem na política

19/03/2018 07:01 - Modificado em 19/03/2018 07:01
| Comentários fechados em  Janine Lélis  : vale a pena as mulheres arriscarem na política

Janine Lélis, vice-presidente do MpD, veio este sábado ao Mindelo falar às mulheres do seu partido, sobre a sua participação na política, sobre os constrangimentos e desafios, usando a palestrante o seu próprio percurso para explicar que vale a pena arriscar.

A convite da comissão política do MpD São Vicente, por sinal liderada por uma mulher, Maria Santos Trigueiros, Janine Lélis veio dissertar sobre o tema “Participação da mulher na política: desafios e constrangimentos”, no contexto deste mês de Março, considerado mês da mulher.

Março tem Dia Internacional da Mulher, 08, e Dia da Mulher Cabo-Verdiana, 27, mas para o MpD tem mais, 14, data da fundação do partido, 1990, e 20, dia em que venceu as eleições legislativas, em 2016.

Na palestra de hoje, as oradoras, Maria Trigueiros, Janine Lélis e Fernanda Vieira falaram de tudo isso, mas a intervenção de fundo, naturalmente, ficou para a convidada do dia, a vice-presidente do MpD.

Janine Lélis foi ao movimento sufragista nascido nos meados do séc. XIX para garantir às mulheres da Inglaterra e dos Estados Unidos o direito de votar em eleições políticas.

A palestrante falou de números e concluiu que o panorama internacional, nesta matéria, “não é muito animador”, mais de 100 anos depois do surgimento do movimento sufragista.

Relativamente a Cabo Verde, a vice-presidente do MpD apresentou, igualmente, números sobre a participação da mulher nos órgãos decisores do poder, designadamente no Parlamento, que integra apenas 23 por cento, sendo que no Governo, num universo de 14 ministros, apenas três são mulheres.

Os dados não satisfazem Janine Lélis, pelo que estimula as mulheres a participar mais na vida política do país.

Aliás, ela própria, com 20 anos, entrou para a política, autárquica, onde a mãe já se encontrava, e ali faz carreira, venceu os constrangimentos, gosta de lá estar, como afirma.

 

Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.