Foi iniciado  processo  para que  Calhau e Salamansa sejam  elevados à categoria de vila

16/03/2018 06:20 - Modificado em 16/03/2018 06:20
| Comentários fechados em  Foi iniciado  processo  para que  Calhau e Salamansa sejam  elevados à categoria de vila

A Assembleia Municipal de São Vicente aprova as propostas de elevação das aldeias de Salamansa, proposta avançada pelo PAICV, Calhau e São Pedro, proposta avançada pelo MpD, à categoria de vila. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade. Com esta aprovação, o pedido vai ser agora enviado ao Governo para análise e decisão final. Um trabalho a ser feito ao mesmo tempo que a plenária pediu equipamentos e mais infra-estruturas para que a elevação das aldeias à categoria de vila possa ter mais significado.

O líder da bancada do PAICV, Baltazar Ramos, que apresentou a proposta de elevação de Salamansa, defende que “estas propostas entram no âmbito do reconhecimento da dinâmica do desenvolvimento de São Vicente”. E ainda que são localidades que têm expressão e que merecem essa elevação, pois, “elevando a categoria das aldeias, isso propicia as condições para se incrementar mais o desenvolvimento das localidades”.

A elevação é vista de forma positiva também pela bancada do MpD. Emanuel Miranda, líder da bancada, avança que a elevação de categoria é vital, “é algo que significa muito para as populações e para a própria ilha, uma vez que vai trazer mais desenvolvimento se as autoridades investirem em projectos para que a população possa tirar proveito”.

A UCID também votou a favor, congratulando-se com a elevação. No debate, o partido avançou que visitou a localidade elencando algumas preocupações. “Quisemos aflorar as condições que estão a fazer falta para que, de facto, sejam elevadas à categoria de vila”. Facto que, para Ana Fernandes, líder da bancada, não implica que a bancada seja contra e, por isso, votou a favor. “Essa dinâmica é necessária mas para criar as condições para a que a população se possa congratular por ser vila”.

Agora, a proposta vai ser enviada ao Governo e o edil, Augusto Neves, avança que irão conversar com o Governo para que as zonas sejam elevadas à categoria de vila. “Todos têm uma população antiga com características especiais, mesmo a nível do crioulo. Salamansa já tem alguns equipamentos. Agora, é pensar no plano de cada uma das localidades a nível de saúde, a nível do ensino e outros equipamentos para que haja desenvolvimento”.

Para Neves, o desenvolvimento pede a elevação destas aldeias à categoria de vila.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.