Inaugurado o Observatório Nacional de Saúde Pública.

14/03/2018 07:12 - Modificado em 14/03/2018 07:12
| Comentários fechados em Inaugurado o Observatório Nacional de Saúde Pública.

O observatório será uma plataforma online contendo informações sanitárias de todo o território do país, com ênfase no controlo vectorial e vigilância epidemiológica. Isto quando o projecto assenta nalguns pilares tais como a plataforma tecnológica, a análise das estatísticas de saúde e seus determinantes e a elaboração de cenários projectivos e projecções. A intenção é a de proporcionar às decisões políticas públicas de saúde e aos utentes, uma visão profunda e desagregada da informação sanitária relevante para o desenvolvimento do país. Este projecto tem como finalidade a de melhorar a capacidade de resposta.

No acto solene, o Ministro da Saúde Arlindo do Rosário avança que “as estatísticas de saúde ganham uma nova perspectiva com a existência desta plataforma tecnológica, pois as parametrizações feitas para os diversos indicadores a partir dos documentos estratégicos e de governação, desafiam de forma clara e objectiva os vários actores de políticas públicas de saúde”.

Com o lançamento, fica o desafio de o tornar cada vez mais competente de modo a responder às expectativas dos utilizadores. Neste sentido, o repto está lançado para que todos possam contribuir para a consolidação do observatório, sendo este o desafio a vencer agora. “Estamos cientes que a fase seguinte será de consolidação do observatório”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.