Abraão Vicente -“Deu-se uma mensagem clara a UNESCO sobre a morna ”

28/02/2018 02:06 - Modificado em 28/02/2018 02:06
| Comentários fechados em  Abraão Vicente -“Deu-se uma mensagem clara a UNESCO sobre a morna ”

Depois da apresentação do diploma, os deputados presentes na sala de sessão mostraram um claro entendimento para a instituição do Dia Nacional da Morna, a 3 de Dezembro, dia de nascimento do músico, compositor e poeta, Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B.Léza.

Foi com satisfação que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, recebe essa união em torno da instituição desta data comemorativa. “Com elevada honra e sentido de estado que queremos saudar a iniciativa do grupo parlamentar do MpD ao apresentar essa lei que institui o Dia Nacional da Morna, homenageando B.Léza, um dos nossos mais sublimes e destacados compositores, músicos e poeta da nação. É com muita honra que vejo que a maioria parlamentar assume esta proposta e pelo discurso dos deputados vejo que é um diploma que congrega a nação e terá unanimidade”.

O diploma, conforme o governante e titular da cultura, só faria sentido ser discutida e aprovada em Parlamento para mostrar o envolvimento do público à volta da proposta, bem como passar a mensagem “clara” a UNESCO “que é o próprio povo de Cabo Verde que abraça a morna como legado e património imaterial de todos nós”.

A morna foi elevada, em 2011, a património nacional e agora dá passos largos para a entrega da candidatura junto da UNESCO, para a sua elevação a património imaterial da humanidade. Um dossier essencialmente técnico e coordenado pelo Instituto do Património Cultural (IPC) e que contou com assistência técnica da Portugal e da Cooperação Portuguesa.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.