“Março Mês do Teatro”, atinge a “maioridade” com uma vasta programação

27/02/2018 00:59 - Modificado em 27/02/2018 00:59
| Comentários fechados em “Março Mês do Teatro”, atinge a “maioridade” com uma vasta programação

“Março Mês do Teatro”, uma organização da Associação Artística e Cultural Mindelact que todos os anos, por esta altura, espalha artes cénicas por toda a cidade e por toda a ilha, ambas doidas pelo teatro.

Esta é a 18ª edição de “Março Mês do Teatro”, organizada pela Associação Mindelact com uma programação de quinze espectáculos e duas estreias absolutas. São elas “Alice no país das maravilhas” e “Crónicas do Mindelo” do cronista mindelense Rocca Vera Cruz.

No dia 03 de Março, a abertura do “Março Mês do Teatro”, arranca no Centro Cultural do Mindelo com uma reposição, “Romeu ma Julieta. Uma tragédia crioula”, uma produção do Mindelact e do grupo de teatro Caixa Preta que se repete ainda no dia seguinte, conforme programação.

Com mais uma edição do evento, a 18ª, a organização destaca a união dos grupos para que este acontecimento fosse possível e, neste mês, o que a organização procura é congregar os grupos de teatro existentes no Mindelo e desafiá-los a apresentarem um espectáculo. “Muitos deles nem precisam de incentivo porque já fazem a sua programação sabendo que em Março vão estrear um espectáculo da sua exclusiva responsabilidade”, afirma o encenador João Branco.

Nos dias 09 e 10, às 21:00 h, “Eu já fui assim”, do grupo Somá Cambá está em cena no ALAIM (Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo), sendo que “Blimundo”, o projecto Blimundo nas escolas, vai mais longe nas tardes dos dias 11 e 12: a Fonte Inês, bairro da cidade e à Ribeira de Calhau que está a, pelo menos, 15 quilómetros do Mindelo.

Nos dias 16 e 17, às 21:00 h, no CCM, a companhia 50 Pessoa apresenta “Mama Mia” e, no ALAIM, antes, às 20:00 h, a Oficina de Teatro Jovem Ganga apresenta “Hastag”, sendo que no mesmo espaço, mas agora no dia 18, às 17:00 h, Troupe Pará Moss apresenta “Luz Já Bai”.

De 17 a 31, ocorre a programação de espectáculos estreias, com “Alice no país das maravilhas” da Companhia Criarteatro a subir ao palco do Quintal das Artes, na cidade, cinco vezes consecutivas. Sempre às 20:00 h.

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo apresenta “Crónicas do Mindelo”, uma produção sua, três vezes, nos dias 23, 24 e 25, sempre no CCM. Um espectáculo que comemora os 25 anos do grupo, a cidade do Mindelo e que irá colocar em palco várias gerações de actores e o regresso aos palcos de muitos que não os pisavam há muito tempo, como Fonseca Soares, Zenaida Miranda e Nuno Delgado.

A Oficina de Teatro Somá Cambá desce no dia 30, às 21:00 h, no CCM, com “A Fuga do Monte Cara”.

A programação performance começa no dia 06, não só com vários espectáculos de rua, ao cair da noite, mas também com apresentações em salas.

O programa deste ano refere que haverá várias conversas teatrais, tanto no CCM quanto nas escolas secundárias do Mindelo.

E no dia 27 de Março, depois de uma assembleia-geral extraordinária da associação Mindelact, decidir-se-á, no dia 17, a quem atribuir o Prémio de Mérito Teatral.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.