Casos de gripe preocupam

19/02/2018 01:54 - Modificado em 19/02/2018 01:54

 Cabo Verde está a enfrentar uma vaga de frio menos comum e, conforme relatos, estas baixas temperaturas já ceifaram algumas vidas, apesar de não se conhecerem os registos oficiais.

“A temperatura desceu bastante e as pessoas começaram a adoecer”.

Perante umInverno” menos comum a que o arquipélago está acostumado, o país regista um dos mais severos surtos de gripe. De acordo com dados não oficiais, em quase todas as ilhas registam-se casos da doença.

As autoridades alertam que os números de casos de gripe podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas não são vacinadas contra o vírus ou nem chegam a procurar um hospital.

De acordo com um profissional da área, nesta altura do ano podem surgir alguns casos de gripe mais do que o normal entre a população, mas este ano, devido às baixas temperaturas que o país enfrenta, existem mais vírus respiratórios a circular que provocam a descompensação de doenças respiratórias como a asma e a pneumonia entre outras. “O frio obriga o corpo humano a um esforço para manter a temperatura. E há dezenas de vírus a circular com estas baixas temperaturas que abrem as portas às infecções bacterianas. Os vírus não nos matam, mas fragilizam-nos”, por isso, aconselha as pessoas a terem mais cuidado e a agasalharem-se. “As pessoas não se estão a proteger e as consequências podem ser graves”, considera.

No entanto, este fim-de-semana, numa ronda pelos cuidados de saúde hospitalares, verificou-se uma estabilidade na procura dos serviços de urgência, conforme explica uma fonte hospital.  Apesar dos relatos de dificuldades e serviços congestionados nos hospitais, a gripe em si acabou por não ser tão severa como se temia com a experiência noutros países.

Até ao fecho desta edição, este Online não conseguiu falar com nenhum infectologista. Prometemos tratar este assunto nas próximas edições.

  1. Pideu Patrão

    A argila, o gengibre e mais umas quantas plantas ajudam a não pegar gripe. Beber bebidas quentes durante o frio também ajuda.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.