Enterro de mandingas encerra o Carnaval em São Vicente: até ao próximo ano

19/02/2018 01:36 - Modificado em 19/02/2018 01:36
| Comentários fechados em Enterro de mandingas encerra o Carnaval em São Vicente: até ao próximo ano

Mais uma vez, uniram-se para fazer o enterro mais fervilhante e alegre de sempre arrastando uma multidão e, durante todo o cortejo, os foliões cantaram, dançaram e aceitaram despedir-se, desta forma, do Rei Momo. E, como sempre, não faltou o tradicional caixão de madeira simbolicamente representando os restos mortais do Entrudo.

Milhares de foliões acompanharam os “homens e mulheres de negro” com o habitual e tradicional grito de guerra que lhes é característico “UUUUAAAA” e com uma energia contagiante de quem não se cansa com a dança, a música e o modo de estar deste grupo peculiar que atrai a atenção de milhares de pessoas.

As ruas do Mindelo encheram-se de alegria nesta última tarde de domingo para receber o desfile final deste ano que começou no primeiro domingo de Janeiro e prosseguiu até ao domingo que precede a terça-feira de Carnaval.

Os mandingas representam o início do Carnaval de São Vicente e, sem dúvida, uma das maiores manifestações culturais de São Vicente e, agora, de Cabo Verde e, como tal, são os mesmos que fazem o encerramento do Carnaval de 2018.

Com o percurso oficial Ribeira Bote, Fonte Inês, Cruz João Évora, Fonte Meio, Madeiralzinho, Chã de Alecrim e Avenida Marginal, por cada bairro e esquina por onde passou este último desfile do Carnaval multiplicava-se o número de seguidores que contou também com um trio eléctrico e uma banda musical ao vivo, relembrando as melodias que embalaram os desfiles oficias deste ano, bem como os temas clássicos do Carnaval de São Vicente.

A cerimónia Fúnebre só terminou por volta das 18 horas quando o cortejo chegou ao seu destino final, o Cais da Alfândega, na Avenida Marginal, onde o caixão com os “restos mortais” do Carnaval foi lançado ao mar. Só que este ano, com este frio que se faz sentir, muitos não caíram na água como é habitual.

Terminam, assim, as actividades do Carnaval de São Vicente que este ano ficaram marcadas por mais de 40 desfiles de grupos de animação, quatro desfiles oficiais e seis domingos de desfiles de mandingas bem como a consagração do grupo Vindos do Oriente como bicampeão do Carnaval de São Vicente.

Os que participaram dizem-se orgulhosos e não conseguem explicar o sentimento de ali estarem no meio de tanta gente e brincar o Carnaval, que no próximo ano, no primeiro domingo de Janeiro anunciará a festa do Rei Momo com muita alegria, originalidade e, sobretudo, espontaneidade.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.